A trajetória do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA na Educação Superior teve início em 1998. Hoje, como uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Nordeste e uma das maiores do Piauí, o UNIFSA atende, com excelência, a três fundamentos: o ensino, a extensão e a pesquisa. Atenta às mudanças do mundo contemporâneo, a instituição cresceu sem abrir mão de seus valores originais baseados na ética, pluralismo, respeito à diversidade e responsabilidade social. Na relação com a sociedade, atua como articuladora do desenvolvimento regional. E, numa perspectiva mais ampla, busca formar pessoas que façam a diferença.
O estímulo à formação continuada e o incentivo ao corpo técnico-administrativo aos cursos que oferece, espelha a grande opção estratégica da instituição: a excelência dos serviços que presta. Atualmente, comprometida com o desenvolvimento do estado, atua em vários projetos de responsabilidade social, empreendendo esforços junto à comunidade para preservar o meio ambiente e promover o crescimento econômico e cultural no Estado.
Nos últimos anos, a instituição vem colhendo os resultados de seu investimento na qualidade. Em 2009, 2011 e 2013, por exemplo, o UNIFSA ficou em primeiro lugar entre as instituições particulares no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade de instituições de educação superior do Ministério da Educação. E, nos últimos três anos, se destaca na avaliação do Ranking Universitário Folha – RUF, organizado pelo jornal Folha de São Paulo, como a melhor instituição particular de ensino superior no Piauí.
Outro reconhecimento da qualidade da instituição é o prêmio Marcas Inesquecíveis, conquistado cinco vezes consecutivas em 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2018, na categoria Melhor Instituição de Ensino Superior.
Corpo Administrativo do UNIFSA
Reitora
Yara Maria Lira Paiva e Silva
Pró-reitor Administrativo e Financeiro
Dr. Átila de Melo Lira
Pró-Reitora de Ensino
Ma. Antonieta Lira e Silva
Coordenadora Financeira
Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva
Coordenadora Administrativa
Jandira Freitas Lira Evaristo Cardoso
Secretária Geral
Esp. Rosália Loiola Silva
Coordenadora de Avaliação Institucional
Esp. Maria das Graças Soares Lopes Martins
Comissão Própria de Avaliação – CPA
Profa. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara
Coordenadora de Recursos Humanos
Esp. Sônia Maria Pedrosa de Oliveira
Coordenadora do Núcleo de Comunicação – NUCOM
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas
Palavra da Reitora
O Centro Universitário Santo Agostinho é uma instituição voltada para a educação superior de qualidade. O UNIFSA é uma instituição jovem, que aprende todos os dias a dar passos firmes e determinados na direção de um ensino de qualidade, superando desafios em benefício da nossa sociedade.
Essa Instituição de Ensino Superior não apenas atende às necessidades de conhecimento e aprimoramento intelectual, mas propicia, também, condições para que os alunos possam, concomitantemente, exercitar a sua prática profissional e ampliar sua visão de mundo, com criatividade, competência e compromisso com o desenvolvimento social.
Yara Lira
Reitora
Missão do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
Missão
Promover a formação de profissionais competentes nas suas áreas de atuação, valorizando as inovações científicas e tecnológicas, a partir de uma qualificação com base humanística, que os habilite, como cidadãos conscientes e éticos, a desempenhar o papel de críticos, construtores e transformadores da sociedade.
Visão
Ser reconhecida como instituição inovadora, referenciada pelo seu projeto didático-pedagógico, das suas práticas administrativas, com foco na qualidade de prestação de serviços como forma de agregar valores.
Valores do UNIFSA
Ética – valor necessário a quem se propõe a dirigir uma instituição de educação que implica ao direito do outro e na transparência dos atos administrativos e acadêmicos.
Pluralismo – uma referência importante para a Faculdade: a aceitação de pontos de vista diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício de crítica, a presença do erudito e do popular; o saber elaborado e a cultura oriunda da tradição.
Participação – a crença firme de que a democracia é o melhor caminho para uma instituição em que, por sua natureza, a opinião é quase sempre produto de reflexão. A nossa instituição será tanto mais forte quanto mais os professores, técnicos – administrativos e alunos participarem da discussão de seus problemas e do seu desenvolvimento como instituição privada de ensino.
Compromisso – com a democratização da educação – no que concerne à gestão, igualdade de oportunidades de acesso e com a socialização de benefícios. Compromisso com a paz – com a defesa dos direitos humanos, preservação do meio ambiente e com a liberdade de expressão.
Flexibilização – indissocialidade entre as funções de ensino, iniciação científica e de extensão comunitária na transmissão, construção e difusão dos saberes.
Interdisciplinaridade – criação de uma cultura plural que assume entrelaçamento de pensamento e ação, num espaço de construção de identidade, autonomia e liberdade.
A Avaliação é um processo de grande relevância para o crescimento de uma Instituição de Ensino Superior – IES, os resultados servem de base para o planejamento estratégico,o que proporciona mudanças na IES que precisa garantir um Padrão de Qualidade e para assegurar essa qualidade,necessita de avaliações de forma sistemática envolvendo os processos de ensino,pesquisa e extensão,segmentos técnico-administrativos, corpo docente e discente.
Neste contexto, a avaliação institucional deixou de ser atividade opcional para transformar-se em componente intrínseco e necessariamente rotineiro em todas as instâncias do Centro Universitário Santo Agostinho. Avaliar seu desempenho tornou-se uma prioridade de gestão institucional. Implantado em 2001, o Programa de Avaliação do UNIFSA vem desenvolvendo de forma contínua atividades voltadas para o aperfeiçoamento acadêmico, além de constituir-se como uma ferramenta para subsidiar o planejamento da gestão.
A Avaliação Institucional do UNIFSA é um processo desenvolvido pela Comunidade Acadêmica e conta com a participação da Comissão de Avaliação- CPA, em consonância com a Lei 10.861/2004 do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, e tem o propósito de promover a qualidade da oferta educacional em todos os Eixos das Dimensões,retrata o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Nesta perspectiva a auto-avaliação do UNIFSA terá como princípios básicos a análise da evolução de sua identidade, o aprimoramento da qualidade expressa em seus projetos estratégicos: o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
A avaliação interna integrará o processo didático-pedagógico relacionado ao desenvolvimento da instituição, que inclui as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão, corpo social e infra-estrutura e logística envolvendo todos os seus aspectos.
Sistema Integrado de Avaliação do Ensino:
O Sistema de Avaliação dos Resultados de Aprendizagem no final do Programa Acadêmico semestralmente tem o objetivo de fornecer informações úteis sobre o andamento e eficácia de todos os programas acadêmicos,de modo que possa se atingir os resultados de aprendizagem desejados pelos alunos e obter um impacto mensurável e positivo sobre a vida pessoal e profissional dos alunos.
Avaliação de Disciplina / Professor pelos Alunos: tem por finalidade avaliar principalmente o efetivo aprendizado da disciplina lecionada, a qualidade do material didático,a carga horária,a bibliografia,os recursos materiais e o desempenho do professor.
Avaliação pelo Professor da IES: Tem por finalidade avaliar o ponto de vista do professor,o atendimento da nossa proposta pedagógica,qualidade do material didático e a bibliografia utilizada,bem como a Infraestrutura disponível para as práticas docentes.
Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Institucional pelo Técnico-Administrativo da IES: Avaliação feita anual com os técnico-administrativo para medir o nível de informação em relação as Dimensões da Avaliação do SINAIS,bem como medir o clima organizacional.
Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Institucional pela Comunidade Civil organizada: Avaliação feita anualmente nas escolas,local de estágios e pela aplicação de questionário no entorno da IES.
Sistema de Auto Avaliação do Aluno: A avaliação feita pelos alunos para que eles se auto-avalie no dia a dia da sala de aula.
Sistema de Auto Avaliação do Atendimento: a avaliação feita pela comunidade acadêmica em relação ao Atendimento de todos os setores da IES.
Registro da reunião de membros da CPA com o corpo discente do UNIFSA (2016)
COMPOSIÇÃO DA CPA
Presidente: Profª. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara
Representantes do Corpo Docente:
Prof. Dr. Josimar Alcântara de Oliveira
Prof. Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista
Profª. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara
Representantes do Corpo Técnico – Administrativo
Profª. Esp. Maria Monteiro da Silva Ramos
Profª. Esp. Maria das Graças Soares Lopes Martins
Magna Dyeca Soares Araújo
Representante dos Discentes
Glover Teixeira de Carvalho
Rafaella Sayuri Pereira Sato
Maria do Socorro Santos Silva
Representante da Sociedade Civil
Maria de Aquino Vieira
Valdir Pereira da Silva
Tiago Castelo Branco Ribeiro
PUBLICAÇÕES | CPA
* ANAIS DOS SEMINÁRIOS REGIONAIS – 2013
* RELATÓRIO – CPA – 2014
* RELATÓRIO CPA 2015
* JORNAL DO BAIRRO SÃO PEDRO | 2015
* FOLDER CPA – Demandas atendidas
* RELATÓRIO CPA UNIFSA 2017
CAMPANHAS:
Participe da Autoavaliação Institucional: você sugere as melhorias
Participe da Autoavaliação Institucional na FSA
Você pode fazer a diferença – Campanha CPA
EVENTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE:
FSA promove curso sobre “Orçamento Familiar” voltado para a comunidade do bairro São Pedro
Faculdade Santo Agostinho realiza I Encontro de Coordenadores
FSA promove curso sobre Atendimento ao público para seus colaboradores
FSA realiza XIV Encontro Pedagógico (2014)
Comissão Própria de Avaliação da FSA se reúne com líderes de turmas
FSA inicia XV Encontro Pedagógico com palestra do prof. Dr. Marcos Mazetto (2015)
FSA realiza XVI Encontro Pedagógico (2016)
Noite de abertura do XVII Encontro Pedagógico da FSA tem palestra sobre a docência superior (2016)
FSA realizará seu XVIII Encontro Pedagógico (2017.1)
Abertura do XVIII Encontro Pedagógico discute a prática docente e a construção de saberes (2017.1)
XIX Encontro Pedagógico da FSA aborda as implicações entre o ensinar e o aprender (2017.2)
FSA faz balanço de resultados alcançados durante o XIX Encontro Pedagógico (2017.2)
XXI Encontro Pedagógico do UNIFSA começou segunda-feira (22/01/2018)
XXII Encontro Pedagógico do UNIFSA discute a gestão institucional
Registro: Abertura do Encontro Pedagógico de 2018.1
UNIFSA promove XXII Encontro Pedagógico 2018.2
Registro: Oficina no XXII Encontro Pedagógico do UNIFSA
REUNIÕES | RESULTADOS CPA | COMUNIDADE ACADÊMICA
Registro: Extensão promovida pela CPA junto à comunidade do bairro São Pedro “Orçamento Familiar” (2015)
Reunião informativa e de apresentação de resultados da Avaliação | Técnico-Administrativo 2016
II Fórum da CPA – Apresentação de resultados (2016) | Fleyariston dos Santos Salazar, representante dos discentes.
CONTATO | CPA UNIFSA: cpa@unifsa.com.br
É o exame realizado para os estudantes do Ensino Superior de todo o país. Este exame integra o grupo de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, realizados pelo INEP/MEC e que acontece em ciclos e por grupos de curso para todas as instituições de ensino superior brasileiro.
QUAL O OBJETIVO DO ENADE?
Tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender os temas exteriores ao âmbito especifico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e outras áreas do conhecimento. Seus resultados se constituirão em referências que permitem a definição de ações voltadas à melhoria de qualidade do curso de graduação por parte dos professores, dirigentes e autoridades educacionais.
QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE
O Questionário do Estudante, um dos instrumentos de coleta de informações do ENADE, tem o objetivo de colher informações sobre o perfil socioeconômico do estudante. O Questionário do Estudante é de participação obrigatória.
Acompanhe, a seguir, os principais momentos da História da FSA:
Encontre a UNIFSA: