Tamanho da letra A+ A-
 

Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira (SIS)

O Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira (SIS) é mais um projeto do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. A clínica, inaugurada em março de 2010, fica localizada na Avenida Barão de Gurguéia e integra as áreas de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Educação Física em uma ação conjunta no sentido de promover o bem-estar da população de Teresina, especialmente do Bairro São Pedro.

O curso de Fisioterapia oferece a comunidade atendimento terapêutico nas áreas de: Neurofuncional adulto e infantil, Terapia Manual, Pneufuncional, Cardiodiofuncional e Hidroterapia, além de programas sociais ao bairro São Pedro. O Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira é uma contribuição social a população do Bairro São Pedro e regiões circunvizinhas.

O curso de Farmácia também atua no SIS, trabalhando o uso racional dos medicamentos por meio de um curso de Extensão Multidisciplinar. E o curso de Nutrição oportuniza o aprendizado dos alunos nos laboratórios de dietética e análise sensorial. Os acadêmicos de nutrição atuam no atendimento a crianças, jovens, adolescentes, idosos e gestantes.

O Serviço Escola Integrado de Saúde conta, também, com apoio do curso de Serviço Social que realizará acompanhamentos aos usuários dando suporte aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

LOCALIZAÇÃO:

Av. Barão de Gurguéia, 2636 – São Pedro

Fone: 3218.5107 / 3218.5922

  • Serviços

     

    APRESENTAÇÃO

    A Faculdade Santo Agostinho, em cumprimento ao seu projeto de responsabilidade social, implanta o Serviço Escola Integrado de Saúde “Carolina Freitas Lira”, visando à integração do ensino com os serviços para assegurar uma melhor organização da prática docente nos vários níveis de atuação na saúde: promoção, prevenção e reabilitação, proporcionando a aproximação do aluno com a realidade local.

    Enquanto espaço de serviços a instituição consolida sua função social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, quer na prevenção ou no controle de doenças, por meio do trabalho exercido por uma equipe interprofissional com ênfase na integralidade no cuidado ao sujeito partícipe desse processo de atendimento.

    O QUE É O SIS

    Contribuir para a melhoria das condições de vida da população tem sido uma das principais ações de responsabilidade social da Faculdade Santo Agostinho. O Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira, inaugurado em março de 2010, é um importante projeto dentro desse conjunto de ações.

    Situado na av. Barão de Gurguéia, o Serviço Escola trouxe inúmeros benefícios para a população de Teresina, especialmente aos moradores da zona sul. O espaço possui novas e amplas instalações que servem como um moderno espaço de experimentação e aprendizado para alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia.

    OBJETIVOS DO SIS

    1. Geral
    Promover a cidadania atendendo às demandas de saúde da comunidade, por meio da inserção dos alunos em atividade de ensino, iniciação à pesquisa e extensão.
    2. Específicos
    • Oferecer serviços à comunidade com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população desenvolvendo ações integradas na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde;
    • Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional por meio de experiências práticas no contexto interdisciplinar das atividades de observação e intervenção;
    • Possibilitar aos alunos processos de construção de saberes, a partir da intervenção sobre a realidade da qual faz parte e sobre a qual irá intervir.

    SERVIÇOS DO SIS

    • Atendimento terapêutico nas áreas:
    FISIOTERAPIA:
    neurofuncional pediátrico e adulto, pneumofuncional, cardiofuncional, hidroterapia, traumato-ortopédia funcional, dermatofuncional e urogineco-obstetrícia funcional.

    NUTRIÇÃO:
    – Nutricional: atendimento nutricional nas diferentes fases da vida de pessoas sadias ou com patologias (diabetes, obesidades, cardiovascular, hepatopatias e renais).

    ENFERMAGEM:
    Consultas de enfermagem e programas especiais de saúde.

    FARMÁCIA:
    Acompanhamento farmacoterapêuticos de pacientes e orientações sobre o uso correto de medicamentos.
    • Projetos de Extensão nas áreas:
    – Psicologia
    – Farmácia
    – Enfermagem
    – Serviço Social
    – Educação Física
    – Pedagogia
    – Nutrição
    – Fisioterapia

    PÚBLICO-ALVO:

    • Crianças;
    • Adolescentes;
    • Adultos;
    • Idosos.