Tamanho da letra A+ A-
 

História

Acompanhe, a seguir, os principais momentos da História da FSA:
  • 1998: criação da Faculdade Santo Agostinho

    Em 5 de outubro de 1998, é fundada em Teresina (PI), a Faculdade Santo Agostinho – FSA. Voltada para a formação de sujeitos críticos e conscientes da importância de sua ação na sociedade, a FSA iniciou suas atividades no Campus São João. Em 1998, a instituição lançou o seu primeiro vestibular para os cursos de Psicologia – Formação de Psicólogo – e de Ciências Econômicas, no qual foram oferecidas 160 vagas, disputadas por 548 candidatos.

  • 2000: Promoção da primeira Jornada de Psicologia.

    Em 2000,  a FSA promoveu a primeira Jornada de Psicologia, reunindo importantes nomes da Psicologia no Brasil. Foi o primeiro de uma série de grandes eventos que marcaram a história do curso.

  • 2001: Lançamento de dois novos cursos: Contábeis e Jornalismo

    No ano de 2000, a Instituição que já oferecia os cursos de Psicologia e Ciências Econômicas, com autorização do MEC passou a oferecer dois novos cursos: Ciências Contábeis e Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, ampliando para 240 a oferta de vagas. O vestibular daquele ano foi disputado por 726 candidatos.
    Em 2000, é promovida a primeira Jornada de Psicologia, reunindo importantes nomes da Psicologia no Brasil. Foi o primeiro de uma série de grandes eventos que marcaram a história do curso.

  • 2002: Lançamento dos cursos Direito e Normal Superior

    Em 2002, mais mudanças na estrutura da Faculdade Santo Agostinho, ano marcado por um novo ciclo de expansão. A instituição lançou dois novos cursos: Direito e Normal Superior,   com um currículo destinado à formação de professores em duas habilitações – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para gerir o curso Normal Superior, foi criado o Instituto Superior de Educação Santo Agostinho. Para atender a mais esta  demanda, a FSA abriu o seu segundo campus, localizado no bairro Piçarra. Já o curso de Administração começou a funcionar no Campus Centro. Naquele ano, a Instituição começou a construir, no campus da Avenida Kennedy, o Serviço Escola de Psicologia (SEP), destinado à prática da Psicologia Clínica pelos estudantes do curso de Psicologia.

  • 2003: Reunião de todas as unidades FSA em um único centro

    No segundo semestre de 2003, para atender à necessidade de crescimento, a FSA reuniu todos os cursos em um só campus, situado no bairro São Pedro. A nova sede representou um ganho significativo no plano das relações interpessoais, ajudando na promoção de um clima fraterno, solidário e humanista, fundamental para o estabelecimento de resultados positivos no processo ensino-aprendizagem.
    Neste ano, também, a FSA assume-se como uma instituição orientada para a pesquisa, fator determinante para o desenvolvimento de um ensino consistente e base indispensável para a inovação e o progresso tecnológico: em outubro, durante a semana de comemoração dos 5 anos da FSA, a instituição promove a sua primeira Semana da Pesquisa Científica, com o objetivo de estimular a produção de conhecimento nas mais diversas áreas.

  • 2004: Aniversário de 5 anos da Faculdade Santo Agostinho

    Em fevereiro de 2004, é inaugurado o Juizado Especial Cível e Criminal, anexo São Pedro, instalado na FSA por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Desde então, o Juizado vem prestando relevante auxílio a toda população da Zona Centro e Sul. Nesse ano, também começa a funcionar a Rádio Vitrine, projeto de extensão do curso de Jornalismo. Espaço destinado à prática das disciplinas de Radiojornalismo, a Rádio Vitrine também constituiu um espaço importante de socialização e para a prática dos fundamentos obtidos em sala de aula. Em 2004 e 2005, a equipe da Rádio Vitrine realiza o Festival de Música Universitária, cujo objetivo era descobrir novos talentos. Em outubro de 2004, a FSA firma convênio com a Secretaria da Fazenda para a implantação do curso de Educação Fiscal direcionado à comunidade acadêmica. O curso visa sensibilizar os alunos sobre a importância dos tributos no Estado.
    Em 2004, é lançada a primeira publicação científica da Instituição, a Revista FSA, com a produção de professores e alunos da FSA e pesquisadores de outras IES. O curso de Ciências Contábeis é reconhecido pelo MEC com conceito máximo.

  • 2005: FSA ganha pela primeira vez o Prêmio Marcas Inesquecíveis

    A credibilidade da Faculdade Santo Agostinho atinge um dos pontos máximos, referendada pela qualidade dos seus profissionais e o alto desempenho de seus egressos no mercado de trabalho. Em 2005, a FSA ganha o prêmio Marcas Inesquecíveis, como a faculdade mais lembrada no segmento “instituição de ensino”.
    É lançado o Clube Fidelidade da FSA, projeto que beneficia a comunidade acadêmica (professores, alunos e colaboradores técnico-administrativos) com descontos em empresas. Também é implantada a Ouvidoria, serviço de atendimento à comunidade acadêmica da FSA.
    O curso de Jornalismo realiza a primeira Semana da Comunicação, evento que passa a ser realizado anualmente. O curso de Administração realiza o Workshop de Empreendedorismo, evento anual que faz uma amostragem de simulações de empresas, totalmente criadas e montadas pelos alunos.
    Preocupada em apoiar a cultura local, a FSA começa a patrocinar projetos aprovados pela Lei A.Tito Filho, associando a sua marca a cerca de 10 projetos culturais só naquele ano.

  • 2006: Dois novos cursos de saúde: Enfermagem e Fisioterapia

    Tendo em vista que Teresina se constitui em um centro de excelência na área de saúde, a FSA oferta, no Vestibular 2006, vagas para dois novos cursos na área de Saúde: Enfermagem e Fisioterapia. Para implementar a área, nesse mesmo ano é autorizado o curso de Nutrição, que inicia suas atividades acadêmicas em 2007.
    No dia 21 de outubro de 2006, a FSA participa, pela primeira vez, do Dia do Ensino Responsável, organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A faculdade desenvolveu, nesse dia, com alunos, professores e colaboradores do setor técnico-administrativo, um  conjunto de ações junto à comunidade do bairro São Pedro.
    Nesse ano, quatro cursos da Faculdade Santo Agostinho foram reconhecidos pelo MEC com o conceito máximo: Psicologia, Administração, Normal Superior e Jornalismo.
    É criada a Agência de Comunicação Organizacional, vinculada ao Núcleo de Comunicação e destinada a formação complementar de estudantes de Jornalismo da instituição.
    Em 2006, começa a operar o “FSA Online”, módulo de serviços do Sistema Acadêmico da Faculdade Santo Agostinho, que possibilita uma maior interação entre professores e alunos. Em novembro, é realizado o primeiro Workshop de Orientação Profissional, para orientar alunos sobre a escolha profissional.

  • 2007: Nutrição e Pedagogia são lançados na FSA

    Em 2007, a instituição lança mais dois novos cursos: Nutrição e Pedagogia. Em fevereiro, ocorre a aula inaugural do curso de graduação em Pedagogia, destinado a formação de professores e profissionais de educação. Mais novidades no campo da responsabilidade social:  em março deste ano, preocupada em ampliar o acesso gratuito da população aos serviços jurídicos, especialmente da comunidade do bairro São Pedro, a Faculdade Santo Agostinho firma um convênio com a Defensoria Pública do Estado para um anexo do setor no Núcleo de Prática Jurídica “Coelho Rodrigues”. Alunos do curso de Direito passam a atender causas da competência da Defensoria como: pensão alimentícia, reconhecimento de filhos, separação, dentre outros.
    Em abril, o curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho e a Fundação Desembargador Francisco Gomes, promoveram o I Simpósio de Direito Penal. O evento reuniu os maiores especialistas em Direito Penal do país. Neste mesmo mês, começa a funcionar o Núcleo de Consultoria Empresarial, órgão vinculado à Coordenação do Bacharelado em Administração, lança o programa de Apoio e Desenvolvimento às Micro e Pequenas Empresas do Bairro São Pedro.  O curso de Administração lança a revista de artigos científicos “Inova Ação”  e o curso de Direito lança a revista Confissões Jurídicas, com artigos de professores e alunos do curso de Direito da FSA.
    Em 2007, a FSA também cria o Núcleo de Educação à Distância (NEAD) e instaura a modalidade semipresencial, por meio da qual, a comunidade acadêmica pode explorar novos caminhos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
    Em novembro de 2007, a Faculdade Santo Agostinho abre inscrições para Mestrado em Economia do Setor Público, destinado a economistas, administradores e profissionais de áreas afins. O Mestrado Profissional em Economia do Setor Público é resultado de uma parceria com o Curso de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC) e o único Mestrado Profissional em Economia do Nordeste reconhecido e credenciado junto a CAPES. Também em novembro, alunos do 3° período do curso de Fisioterapia, realizaram  a 1° Feira de Anatomia da FSA. Durante a feira, foram realizadas palestras e amostras de órgãos do corpo humano. E o curso de Pedagogia da FSA realiza, em dezembro, o I Encontro de Pedagogia: Ensino, Pesquisa e Extensão, para apresentar aos alunos os Núcleos de Pesquisa e as linhas temáticas a serem enfocadas pelos pesquisadores.

    A diretora geral da FSA e o Defensor Público Nelson Nery
    Costa,  na cerimônia de inauguração da Defensoria Pública
    na FSA (2007)

  • 2008: Grande programação pelos 10 anos de fundação

    Em 2008, a FSA consolida suas atividades no bairro São Pedro e começa a construir a Clínica Integrada de Saúde Carolina Freitas Lira, na av. Barão de Gurguéia, cuja inauguração está prevista para 2009. Na clínica irão funcionar os consultórios de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e demais cursos da área de saúde.
    Em fevereiro, os professores da Faculdade Santo Agostinho, que concluíram o curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, oferecido gratuitamente pela instituição ao seu corpo docente, participaram de uma solenidade de entrega dos certificados. Durante o curso, os professores desenvolveram pesquisas sobre as práticas pedagógicas dos diversos cursos da FSA.
    Em maio, professores e alunos do Curso de Fisioterapia  promoveram a I Jornada de Fisioterapia da FSA. O evento contou com a participação de profissionais renomados dos estados do Piauí, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.
    Em junho, o curso de Psicologia da FSA realizou o I Congresso de Psicanálise e o II Encontro de Psicanálise do Piauí, com a participação de vários autores, pesquisadores e profissionais da Psicologia do país.
    Em junho, uma caminhada ecológica marca a Semana do Meio Ambiente, que faz parte do projeto “FSA Verde – Por uma vida sustentável”. Diretores, professores e alunos da Faculdade Santo Agostinho, além de membros da comunidade do bairro São Pedro e adjacências, participaram de um ato ecológico, marcado pela plantação de mudas às margens do rio Parnaíba pelos voluntários.
    Em outubro, a instituição marcou com uma grande programação os seus 10 anos de fundação. Neste referido ano, o curso de Serviço Social é autorizado pelo MEC. Em junho de 2008, a Universidade Federal do Ceará, por meio do CAEN – Centro  de Aperfeiçoamento de Economia do Nordeste, formalizou a assinatura do convênio com a Faculdade Santo Agostinho para a realização do Mestrado em Economia do Setor Público, referente ao ano 2008-2010.

    O Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador é implantado na FSA em outubro de 2008. O projeto de extensão “FSA na Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do seu trabalhador”,   promovido pelo curso de Fisioterapia junto aos funcionários,  visa prevenir os Distúrbios Osteo-Musculares Relacionados ao Trabalho.

  • 2009: Muitas novidades no cenário acadêmico da FSA

    Em março, a Faculdade Santo Agostinho – por meio do Núcleo de Prática Jurídica – selou parceria com o Tribunal de Justiça, trazendo, para o bairro São Pedro, o Programa Justiça Itinerante, visando atender gratuitamente às comunidades carentes localizadas no bairro e em regiões circunvizinhas. No final da atividade,  o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) tinha atendido a 626 demandas da comunidade do bairro São Pedro e adjacências.
    No campo da comunicação, o destaque foi a estréia do programa Revista FSA, veiculado na TV Antares Canal 2. O programa faz parte do Projeto de Extensão TV FSA do curso de Jornalismo da Faculdade Santo Agostinho e segue  uma linha editorial voltada para cidadania.

    Com o tema “Ninguém é melhor que todo mundo junto”, a equipe do Projeto de Extensão Rural Educação em Saúde – PERES IV viajou em junho para a cidade de Porto-PI, ao norte do Estado. A equipe foi formada por oito alunos, dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia Nutrição e Psicologia, sob coordenação do professor Disraeli Rocha. As três primeiras edições do Projeto Peres foram realizadas no município de Vera Mendes e em 2009 as atividades foram transferidas para a cidade de Porto. O Objetivo do Projeto PERES consiste em desenvolver diversas atividades na área de saúde em  comunidades carentes do Piauí, além de levar um pouco de cidadania à população.
    Em junho também ocorreu na FSA o VI Encontro Regional do Amor-Exigente. O Amor-Exigente é um Programa que objetiva a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em agosto, o Grupo de apoio Amor-Exigente foi lançado na FSA. O grupo foi nomeado de Grupo de apoio Amor-Exigente “Valorizando a Vida” e se reúne semanalmente em busca de solução para a auto e mútua ajuda, implicando também em ações efetivas no auxilio de familiares com dependência química. A intenção é estimular a mudança de comportamentos.
    Em setembro,  pela terceira vez consecutiva,  a Faculdade Santo Agostinho é premiada com o Marcas Inesquecíveis 2009, na categoria Melhor Instituição de Ensino Superior, repetindo o feito de 2005 e 2007.
    O prêmio, que é realizado a cada 2 anos, consagra as empresas com maior visibilidade em Teresina.
    No campo da gestão, uma equipe formada por alunos de Contábeis e Administração – intitulada de equipe Alagados Piauí – chegou a final do Desafio SEBRAE 2009, ficando em 4° lugar no âmbito nacional. Foram 33 mil equipes disputando o jogo e somente 8 equipes do país chegaram à final. Além do Piauí, apenas Sergipe representou o Nordeste.

  • 2010: Inauguração do Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira

    Em 2010, o grande destaque foi a inauguração do Serviço Escola Integrado de Saúde “Carolina Freitas Lira”,  dia 16 de abril. O Serviço Escola é o novo projeto da Faculdade Santo Agostinho (FSA), que reúne na zona sul da cidade, uma Clínica Integrada nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia. O Serviço Escola, localizado na Avenida Barão de Gurguéia, atende a comunidade do Bairro São Pedro e de todas as regiões próximas por meio de equipes multidisciplinares formada por alunos e professores da FSA.
    2010 - SISAs duas primeiras turmas do curso de Enfermagem são lançadas no mercado de trabalho. Os alunos da primeira turma do curso de Fisioterapia da FSA realizam a defesa dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).
    Outro grande destaque do ano foi o ingresso da Bicampeã Mundial de Judô Sarah Meneses no curso de Educação Física da FSA. A atleta faz parte da equipe de judô que disputa as Olimpíadas em 2014.
    b7bb5-sarahmenezes-mundial1No campo da comunicação, o projeto Mídia Solidária, coordenado pela professora Kelma Gallas,  é destaque no sexto Prêmio Inclusão Social,  criado pelo Sistema Meio Norte de Comunicação e pelo Governo do Estado. O Prêmio Piauí de Inclusão Social é concedido a empresas, empreendedores, cooperativas, organizações governamentais e não governamentais que geram ou incentivam a criação de empregos e renda. Criado em 2009,  o projeto foi desenvolvido em 2010 com os alunos da Assessoria de Imprensa. O Projeto Mídia Solidária ficou em segundo lugar na sexta edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, com  8, 75 dos pontos.

  • 2011: IGC,Workshop das Profissões e Prêmio Marcas Inesquecíveis

    Durante o ano de 2011, a Faculdade Santo Agostinho consolidou o formato do  Workshop de Orientação Profissional, promovido desde 2010. O objetivo da atividade é orientar os alunos do Ensino Médio na escolha da carreira profissional.
    A Faculdade Santo Agostinho (FSA) comemorou em 2011, junto à sua comunidade acadêmica, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade de instituições de educação superior do Ministério da Educação. No total, foram avaliadas no Brasil 2.176 Instituições de Ensino Superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. No Piauí foram 36 instituições avaliadas e apenas treze, entre elas a Faculdade Santo Agostinho, obtiveram nota 3. A Faculdade Santo Agostinho também ganhou, em 2011, o prêmio Marcas Inesquecíveis como a instituição de Ensino Superior mais lembrada pelos teresinenses.
    marcas inesquecíveis 2011Com o apoio da Faculdade Santo Agostinho, é lançado o filme “Flor de Abril”, do cineasta Cícero Filho. O filme foi bastante elogiado em sua première, em São Paulo, em novembro de 2011. E a exibição em Teresina, ocorreu de 2 a 8 de dezembro, nos Cinemas Riverside, com bastante interesse do público e da crítica. A Faculdade Santo Agostinho foi patrocinadora de outros filmes do diretor,  como o drama “Entre o Amor e a Razão”, em 2006, e a comédia “Ai que Vida”, em 2007.
    a1d6015a39_mediaA equipe do Núcleo de Comunicação da Faculdade Santo Agostinho gravou no dia 26 de novembro/2011, o seu primeiro LipDub, categoria de videoclipe musical que combina sincronização labial, dublagem de áudio e coreografia. Cerca de 50 alunos, colaboradores,   professores da instituição, além de convidados da comunidade, participaram da gravação. O vídeo foi feito para ser  divulgado preferencialmente na Internet.
    LIP DUB-2011Em novembro, a Faculdade Santo Agostinho homenageou seus “Atletas de Ouro”, alunos e egressos que estão se destacando no esporte piauiense, principalmente no Judô e no Jiu-jitsu. Os atletas participaram durante todo o ano de campeonatos no Brasil e no exterior. Entre os homenageados, Diego Mota, Sarah Menezes, Francinaldo Segundo, Marcos Adriano e Helder Mourão. Nesse mesmo ano, Sarah Menezes, aluna do curso de Educação Física na FSA, conquistou a medalha de bronze nos jogos Pan-americanos de Guadalajara.
    atletas 2011A Faculdade Santo Agostinho selou uma parceria com a Universidad de Valladolid (Espanha) e realizou, em setembro, o Cine Fórum Pedro Almodóvar, ministrado pela Profa. Dra. Maribel Rodriguez Fidalgo. Ela falou sobre a história e a filmografia de um dos maiores diretores do cinema mundial, Pedro Almodóvar. Por meio dessa parceria também foi idealizada a revista digital,  Mundo Glocal, coordenado pelo prof. Dr. Alisson Dias Gomes. Participam da elaboração da revistas alunos da FSA e da Universidade de Valladolid, sob a coordenação dos professores das duas instituições de ensino.
    Em 2011, uma equipe de professores e alunos da Faculdade Santo Agostinho (FSA) participaram do Projeto Rondon na Operação Tuiuiú , que ocorreu entre os dias 16 de julho a 01 de agosto de 2011, no município de Denise no Estado do Mato Grosso. O projeto levou conhecimentos  acadêmicos – adquiridos em sala de aula – para áreas mais remotas do país.

    OLYMPUS DIGITAL CAMERA

    OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  • 2012: Dez anos de Semana Científica

    Em 2012, a Faculdade Santo Agostinho comemora dez anos de realização do seu principal evento acadêmico: a Semana Científica, que tem como objetivo a divulgação das atividades de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições de Ensino Superior.
    A Faculdade Santo Agostinho se destacou, em 2012, por ser uma das únicas instituições de ensino superior no Nordeste a ser selecionada para o Projeto Rondon (“Lição de Vida e de Cidadania”), organizado pelo Ministério da Defesa do Governo Federal brasileiro. Em 2012, a FSA participou pela oitava vez do projeto e foi uma das três IES do Nordeste e a única do Piauí selecionada para participar. No Projeto Rondon, alunos e professores da FSA realizam ações e buscam soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
    Em 2012, foi criado o Núcleo de Dança, projeto de extensão do curso de Educação Física da Faculdade Santo Agostinho. O Núcleo de Dança montou seu primeiro grande espetáculo: Tributo aos 30 anos do Legião Urbana, com coreografias montadas a partir da trilha sonora original da banda. O espetáculo foi apresentado em diversos espaços de Teresina, como o Theatro 4 de Setembro.
    NUCLEO DANÇA

  • 2013: FSA tem o melhor IGC entre as instituições de ensino particular no Piauí

    Em 2013, a Faculdade Santo Agostinho (FSA) ficou em primeiro lugar no IGC – Índice Geral de Cursos, entre as instituições privadas de ensino superior no Piauí. O índice é o indicador de qualidade usado pelo MEC – Ministério da Educação – para medir o desempenho das instituições de ensino superior do país. Esse indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de cada instituição. Anualmente, o IGC é divulgado pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

    igc 2013

    A Faculdade Santo Agostinho aderiu, em 2013, ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), programa do Governo Federal que promovia a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Diversos alunos da FSA participaram da modalidade graduação, estudando nas melhores universidades de países como Estados Unidos, Canadá e Espanha.

    BANNER-INTERNO-725X25-GORETE2Em 2013, a Faculdade Santo Agostinho ganhou, pela quinta vez consecutiva, o Prêmio Marcas Inesquecíveis na categoria Melhor Instituição de Ensino Superior, repetindo os feitos de 2005, 2007, 2009 e 2011. O prêmio, que é realizado a cada 2 anos, consagra as empresas com maior visibilidade em Teresina. A organização é do Sistema O Dia, que em parceria com várias empresas de mídia, visa prestigiar as marcas mais lembradas. A Faculdade Santo Agostinho está presente no prêmio desde 2003, quando começou a aparecer entre as 3 maiores Instituições de Ensino de Teresina. Mas foi somente em 2005, que assumiu a liderança. Desde então, em 2007 e 2009, repetiu o feito, conquistando o prêmio e ampliando o percentual de lembrança espontânea a cada ano.
    MARCAS 2013app-code-2014-Gram

    Em 2013, a Faculdade Santo Agostinho lançou o APP FSA, um aplicativo próprio para mobile (smartphone e tablet, com sistema IOS ou Android). Além de possibilitar um acesso mais rápido a dados como disciplinas, notas e calendário de curso, além de notícias, a ferramenta também possibilitou acessar rapidamente as diversas formas de ingresso na instituição, oferta de cursos de graduação e pós-graduação, além de outras informações importantes.

    A Revista FSA (ISSN impresso: 1806-6356 e Eletrônico: 2317-2983), periódico ativo desde 2004, conquistou, em 2013, o seu primeiro Qualis A1, a maior classificação existente no Sistema Qualis, elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com isso, a Revista FSA se igualou às maiores publicações do mundo. O sistema de classificação Qualis/Capes segue uma escala de C até A1, sendo que A1 é a classificação maior, são elas: C, B5, B4, B3, B2, B1, A2 e A1. Geralmente os maiores periódicos nacionais estão na classificação B1 e os internacionais em A2 e A1. Em 2013, a Revista FSA obteve a classificação A1 em LETRAS / LINGUÍSTICA, Classificação B4 em ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA, B5 em GEOGRAFIA; B5 em SERVIÇO SOCIAL e B5 em HISTÓRIA. A partir de 2010, a Revista começou um processo de melhoria da qualidade da produção, tornando o Conselho Editorial mais heterogêneo e formado por pesquisadores de instituições de nível superior de referência no país, além de pesquisadores de universidades da Espanha e Chile. Hoje, a publicação tem a seguinte coordenação editorial, responsável pelo encaminhamento das estratégias de melhoria da produção acadêmica. A revista, que agora só pode ser acessada na versão digital, foi aprovada no processo de certificação da CrossRef. A partir de agora, a publicação está autorizada a gerar o DOI (Digital Object Indentifier), que significa numa tradução livre: Identificador de Objeto Digital.

    Revista-QUALIS-1Em 2013, o Núcleo de Dança da Faculdade Santo Agostinho, montou o elogiado “Tributo a Jorge Amado”, no Theatro 4 de Setembro. O espetáculo faz uma homenagem a um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Baiano, Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra. O grupo já apresentou uma prévia do que o espetáculo promete no palco do espaço H. Dobal no VIVA FSA 2013.2, na 37ª edição do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí e na III Jornada de Nutrição da FSA, entre outros eventos. No interior do Estado eles se apresentaram em Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

    NUCLEO DE DANÇA-2015
  • 2014: FSA é a melhor instituição particular do Piauí no RUF

    A Faculdade Santo Agostinho foi destaque no Ranking Universitário Folha 2014, avaliação anual do ensino superior do Brasil, produzido pela Folha de São Paulo, desde 2012. A FSA teve 15 cursos avaliados no levantamento de 2014, e, destes, 11 ficaram com a primeira colocação entre as instituições de ensino privadas do Piauí: Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia (veja a tabela abaixo).

    De acordo com os critérios considerados para a elaboração do ranking, contribuíram para os resultados da FSA, o seu desempenho no ENADE e a qualificação do corpo docente, composto por mestres e doutores, com expressiva produção científica, favoreceram a boa avaliação da faculdade no Piauí. A 1ª colocação no IGC – Índice Geral de Cursos do MEC, as boas notas obtidas pelos cursos no ENADE, o alto índice de aprovação dos alunos em exames avaliativos de órgãos como o Conselho Federal de Contabilidade e da Ordem dos Advogados do Brasil, atestam a qualidade do serviço.

  • 2015: FSA ganha prêmio de Empresa Acessível

    EMPRESA ACESSÍVEL 2015

    A Faculdade Santo Agostinho recebeu, em 2015, o Selo Empresa Acessível categoria Ouro, concedido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Instituto Comradio do Brasil. O prêmio atestou a qualidade do trabalho realizado pela FSA no campo da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, aplicando de forma exemplar a Lei de Acessibilidade vigente no Brasil. A FSA foi avaliada como uma das instituições mais acessíveis e preparadas para receber pessoas com deficiência, ampliando vagas, dando oportunidades de trabalho e reconhecendo a capacidade dessas pessoas de se desenvolverem no mundo do trabalho. Além disso, no ano de 2014 e 2015, a FSA intensificou ações para mudar as atitudes da própria comunidade interna a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, com a campanha “Dê Espaço a Cidadania”.Resultado de imagem para FSA GANHA MELHOR EMPRESA ACESSÍVEL 2015

    Em 2015, a Revista FSA, periódico científico da Faculdade Santo Agostinho, ampliou seus qualis na última avaliação da CAPES / MEC, para 24 áreas: Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Antropologia, Arqueologia, Ciências Sociais Aplicadas I (Ciência da Informação, Comunicação e Museologia), Direito, Educação, Geografia, História, Letras/Linguística e Serviço Social e as adquiridas recentemente: Ciências Agrárias I, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas II, Educação Física, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Psicologia, Saúde Coletiva e Sociologia. O reconhecimento da CAPES/MEC foi resultado de um trabalho em equipe que vem desde 2004. Desde então, a revista passou por diversas transformações, culminando com sua chegada à plataforma Open Journal, em 2012, que possibilitou que o periódico tivesse acesso universal por meio da internet. Destaca-se, no ano de 2015, a conquista de diversas indexações nacionais e internacionais, como a Latindex, CrossRef, MIAR, WZB, ZBD, EBSCO, Sumários.org, e-revist@s, Diadorim e University of Texas Libraries.

    RUF 2015

    Pelo segundo ano consecutivo,  os cursos de graduação da Faculdade Santo Agostinho alcançam posições de destaque no Ranking Universitário 2015 da Folha de São Paulo. Produzido anualmente pela Folha desde 2012, o objetivo do ranking é apresentar uma avaliação geral dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas de todo o país, que leva em consideração indicadores como pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação. Em 2015, dos 15 cursos da FSA avaliados pelo ranking, 11 ficaram com a primeira colocação entre as instituições privadas de ensino superior do Piauí; são eles: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição e Psicologia.

  • 2016: FSA é a melhor IES particular do Piauí no RUF 2016

    Pelo terceiro ano consecutivo, os cursos de graduação da Faculdade Santo Agostinho alcançaram posições de destaque no Ranking Universitário 2016 da Folha de São Paulo. Produzido anualmente pela Folha, desde 2012, o objetivo do ranking é apresentar uma avaliação geral dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas de todo o país, que leva em consideração indicadores como pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação.

    Em 2016, o Núcleo de Incentivo à Pesquisa, criado em 2014, 24 projetos em funcionamento, sendo 21 projetos na modalidade PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e três projetos na modalidade PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica).


    A Revista FSA, publicação multidisciplinar com periodicidade bimestral da Faculdade Santo Agostinho, ativa desde 2004, contemplou pontuações em 26 áreas do sistema QUALIS/ CAPES, responsável pela verificação da qualidade do material científico produzida no país: Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Antropologia, Arqueologia, Ciências Sociais Aplicadas I (Ciência da Informação, Comunicação e Museologia), Ciências Agrárias I, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas II, Direito, Educação, Educação Física, Geografa, História, Letras/Linguística, Planejamento Urbano e Regional, Demografa, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Sociologia. Além de possuir um corpo de avaliadores ad hoc, com professores de instituições de ensino superior de várias partes do mundo, a Revista FSA possui, ainda, indexadores franceses, brasileiros, espanhóis, norte-americanos.

    Em 2016, os Serviços Escola registraram grande atuação no campo da formação profissional e responsabilidade social. O Serviço Escola de Psicologia – SEP, criado em 2003, foi um dos primeiros de Teresina, e se tornou, ao longo dos anos, um centro de referência em atendimento psicológico no estado do Piauí. O SEP apresentou ótimos resultados entre 2013 e 2016, promovendo em torno de 18 mil atendimentos, entre crianças e adultos. Já o Serviço Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira (SIS), inaugurado em 2010, e que integra atendimentos especializados nas diversas áreas de saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem, registrou, somente  no serviço de atendimento nutricional, mais de 800 atendimentos por semana. No que diz respeito a tratamentos de reabilitação, o SIS registrou quase 10 mil atendimentos somente entre fevereiro de 2015 a setembro de 2016.

  • 2017: Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

    A Santo Agostinho, uma das melhores e mais prestigiadas instituições de ensino do Piauí, se tornou Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. A portaria do Ministério da Educação, autorizando o credenciamento da instituição como centro, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 29 de novembro de 2017, causando uma grande comoção na comunidade acadêmica. Veja mais

A HISTÓRIA CONTINUA...

A FSA visa à formação de indivíduos com perfil diferenciado e alto grau de excelência e conhecimento. Para o desenvolvimento prático do aluno, a Faculdade conta com uma estrutura de apoio direcionada a simular o mercado mais moderno e equipado de atualidade, a fim de estimular o espírito empreendedor. Com a globalização de disciplinas, o encadeamento de assuntos, o correlacionamento de atividades e o trabalho científico, buscam aumentar o campo experiencial do acadêmico ampliando o âmbito de seus conhecimentos de forma progressiva.

Acompanhando de perto a crescente demanda do ensino superior, a Faculdade Santo Agostinho permanece alerta e apta ao desenvolvimento de novos cursos, buscando a promoção de nossa cultura e de nossa educação no Estado do Piauí.