O Centro Universitário, em cumprimento ao seu projeto de responsabilidade social, implanta o Serviço Escola Integrado de Saúde “Carolina Freitas Lira”, visando à integração do ensino com os serviços para assegurar uma melhor organização da prática docente nos vários níveis de atuação na saúde: promoção, prevenção e reabilitação, proporcionando a aproximação do aluno com a realidade local.
Enquanto espaço de serviços a instituição consolida sua função social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, quer na prevenção ou no controle de doenças, por meio do trabalho exercido por uma equipe interprofissional com ênfase na integralidade no cuidado ao sujeito partícipe desse processo de atendimento.
APRESENTAÇÃO
O Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, em cumprimento ao seu projeto de responsabilidade social, implanta o Serviço Escola Integrado de Saúde “Carolina Freitas Lira”, visando à integração do ensino com os serviços para assegurar uma melhor organização da prática docente nos vários níveis de atuação na saúde: promoção, prevenção e reabilitação, proporcionando a aproximação do aluno com a realidade local.
Enquanto espaço de serviços a instituição consolida sua função social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, quer na prevenção ou no controle de doenças, por meio do trabalho exercido por uma equipe interprofissional com ênfase na integralidade no cuidado ao sujeito partícipe desse processo de atendimento.
O QUE É O SIS
Contribuir para a melhoria das condições de vida da população tem sido uma das principais ações de responsabilidade social do Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira, inaugurado em março de 2010, é um importante projeto dentro desse conjunto de ações.
Situado na av. Barão de Gurguéia, o Serviço Escola trouxe inúmeros benefícios para a população de Teresina, especialmente aos moradores da zona sul. O espaço possui novas e amplas instalações que servem como um moderno espaço de experimentação e aprendizado para alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia.
OBJETIVOS DO SIS
1. Geral
Promover a cidadania atendendo às demandas de saúde da comunidade, por meio da inserção dos alunos em atividade de ensino, iniciação à pesquisa e extensão.
2. Específicos
• Oferecer serviços à comunidade com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população desenvolvendo ações integradas na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde;
• Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional por meio de experiências práticas no contexto interdisciplinar das atividades de observação e intervenção;
• Possibilitar aos alunos processos de construção de saberes, a partir da intervenção sobre a realidade da qual faz parte e sobre a qual irá intervir.
SERVIÇOS DO SIS
• Atendimento terapêutico nas áreas:
FISIOTERAPIA:
neurofuncional pediátrico e adulto, pneumofuncional, cardiofuncional, hidroterapia, traumato-ortopédia funcional, dermatofuncional e urogineco-obstetrícia funcional.
NUTRIÇÃO:
– Nutricional: atendimento nutricional nas diferentes fases da vida de pessoas sadias ou com patologias (diabetes, obesidades, cardiovascular, hepatopatias e renais).
ENFERMAGEM:
Consultas de enfermagem e programas especiais de saúde.
FARMÁCIA:
Acompanhamento farmacoterapêuticos de pacientes e orientações sobre o uso correto de medicamentos.
• Projetos de Extensão nas áreas:
– Psicologia
– Farmácia
– Enfermagem
– Serviço Social
– Educação Física
– Pedagogia
– Nutrição
– Fisioterapia
PÚBLICO-ALVO:
• Crianças;
• Adolescentes;
• Adultos;
• Idosos.
1. Geral
Promover a cidadania atendendo às demandas de saúde da comunidade, por meio da inserção dos alunos em atividade de ensino, iniciação à pesquisa e extensão.
2. Específicos
• Oferecer serviços à comunidade com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população desenvolvendo ações integradas na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde;
• Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional por meio de experiências práticas no contexto interdisciplinar das atividades de observação e intervenção;
• Possibilitar aos alunos processos de construção de saberes, a partir da intervenção sobre a realidade da qual faz parte e sobre a qual irá intervir
• Atendimento terapêutico nas áreas:
FISIOTERAPIA:
neurofuncional pediátrica e adulto, pneumofuncional, cardiofuncional, hidroterapia, traumato-ortopédia funcional, dermatofuncional e urogineco-obstetrícia funcional.
NUTRIÇÃO:
– Nutricional: atendimento nutricional nas diferentes fases da vida de pessoas sadias ou com patologias (diabetes, obesidades, cardiovascular, hepatopatias e renais).
ENFERMAGEM:
Consultas de enfermagem e programas especiais de saúde.
FARMÁCIA:
Acompanhamento farmacoterapêuticos de pacientes e orientações sobre o uso correto de medicamentos.
• Projetos de Extensão nas áreas:
– Psicologia – Fisioterapia
– Farmácia – Enfermagem
– Serviço Social – Educação Física
– Pedagogia – Nutrição
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