Tamanho da letra A+ A-
 

O Serviço Escola de Psicologia

O Serviço Escola em Psicologia Clínica se caracteriza por um conjunto de atividades essencialmente prática de natureza preventiva, promocional e remediativa, integrando ensino, pesquisa e extensão, configura-se a partir da triagem e do encaminhamento a uma ou mais das seguintes modalidades de atendimentos: ludoterapia, psicoterapia individual, grupal ou familiar, psicodiagnóstico e atendimento de apoio psiquiátrico.

As atividades do estágio em psicologia clínico podem ser desenvolvidas na Sede do Serviço Escola em Psicologia da Faculdade ou nas dependências de instituições filantrópicas de assistência social. O Serviço Escola em Psicologia Clínica objetiva a complementação da formação profissional dos alunos do curso de psicologia – formação ao psicólogo, oportunizando aos estagiários a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

  • Localização do SEP

    O Serviço-Escola de Psicologia compreende atividades internas e externas. As atividades internas desenvolvem-se por meio de atendimento aos clientes de natureza física e jurídica, supervisão das atividades desenvolvidas pelos estagiários, estudo de casos, pesquisa, planejamento e assessorias.

    Nos estágios de Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional desenvolvem-se as atividades externas através de visitas a escolas e empresas para acompanhamento de atividades realizadas no local.

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    O funcionamento do Serviço-Escola de Psicologia será de Segunda a Sexta-feira no horário de 8h às 18h horas e em casos excepcionais aos sábados de 8h às 12h.
    O funcionamento do Serviço-Escola de Psicologia será de Segunda a Sexta-feira no horário de 8:00 às 18:00 horas e em casos excepcionais aos sábados de 8:00 às 12:00 horas.

    LOCALIZAÇÃO
    O SEP localiza-se na Av. Presidente Kennedy, 4.500 (Bairro Morros). CEP 64062-100, em frente ao Zoobotânico, Teresina-PI. Fone: 3234 5540 e 3234-5570 – Fone: (86) 3234-5540.
    Email: fsa@fsanet.com.br.

    LOCALIZAÇÃO NO MAPA:

    Veja no Google Maps: Aqui

    Exibir mapa ampliado

  • Coordenação

    Coordenadores:
    Psicólogos:
    – Hadassa Santiago
    – João Damasceno Neto

    Professores Supervisores
    – Monitores
    – Responsável pelo Setor de Testes (Coordenadores)
    – Secretários / Recepcionistas
    – Auxiliares de Serviços Gerais

  • Serviços

    TRIAGEM E ENCAMINHAMENTOS
    Contato inicial através de entrevistas com os clientes inscritos, objetivando o conhecimento da sua problemática para a realização dos encaminhamentos necessários.
    Dependendo dos resultados da triagem o Cliente será encaminhado para os seguintes serviços:

    LUDOTERAPIA
    Acompanhamento psicológico infantil, realizado através de jogos, brinquedos e material expressivo.

    PSICOTERAPIA INDIVIDUAL OU GRUPO
    Atendimento psicológico para adolescentes e adultos mediante sessões com freqüência mínima de uma vez por semana, visando trabalhar os conflitos e a problemática efetivo emocional de cliente.

    PSICODIAGNÓSTICO
    Processo de avaliação psicológica afim de esclarecer a problemática especifica do cliente, e realizar o devido encaminhamento. É concluído com aproximadamente com quatro ou seis sessões, utilizando entrevistas e aplicações de testes psicológicos. O mesmo é realizado no estágio de Psicologia Clínica, mas também, quando necessário, por alunos do curso de Psicologia que estão cursando esta disciplina.

    ATENDIMENTO DE APOIO PSIQUIÁTRICO
    Realizado por médico psiquiatra, professor do curso de psicologia, tendo como objetivo servir de suporte medicamentoso ao processo psicoterápico de clientes que necessitam deste tipo de intervenção.

    TERAPIA FAMILIAR
    Atendimentos psicológicos com a finalidade de desenvolver atividade de apoio à família.

    1) Atendimento a pessoas institucionalizadas

    É um serviço voltado para atuação em hospitais ou instituições de saúde conveniadas ao SEP, juntamente com o pessoal de saúde envolvendo o indivíduo e as áreas sociais e da saúde pública buscando sempre o bem-estar individual e social.

    2) Consultorias, assessorias e treinamentos

    É uma atividade multiprofissional e interdisciplinar que coloca a psicologia a serviço dos demais profissionais desenvolvendo a prática das assessorias, consultorias e interconsultas psicológicas.

    Nesta atividade o psicólogo poderá acionar e articular todo seu instrumental teórico-técnico e prático experimental para orientar e intervir na situação-problema criando condições através de grupos de reflexão para que os profissionais de outras áreas compreendam os fenômenos psicológicos.

    3) Desenvolvimento de Recursos Humanos
    É uma atividade voltada para a formação e preparação de recursos humanos e sua participação na vida e nas decisões das organizações.

  • Agendamento

    Todos os clientes do SEP deverão fazer inscrição pessoalmente, ou pelo responsável, junto à secretária /recepção do Serviço Escola de Psicologia, no endereço especificado. Os clientes aguardarão a 1º chamada para triagem quando deverão comparecer ao SEP, em data e hora marcadas. A ordem da chamada seguirá o número de inscrição.

    Clientes encaminhados por outra instituição, obedecerão à mesma sistemática. Os Casos inscritos como “urgentes” deverão ser analisados imediatamente pelos coordenadores do SEP, para os devidos encaminhamentos. É vetado ao aluno estagiário em psicologia clínica inscrever-se como cliente do SEP.

    O aluno do curso de Psicologia da FSA deverá procurar a Coordenação do SEP para ser encaminhado a rede de convênio com ex-alunos de Psicologia da FSA.

    ATUAÇÃO DA SECRETARIA:
    A secretaria recepcionará os clientes, solicitando os dados necessários à ficha de inscrição quando novos, ou encaminhando-os à sala de atendimento na hora devida; deverá checar, se é a primeira vez que o cliente se inscreve, antes de abrir um ficha.

    A secretaria providenciará a chamada dos clientes por telefone preferencialmente. Quando não houver forma de contato telefônico enviará carta impressa; as cartas serão encaminhadas às 12:00 horas à Divisão Administrativa.

    No contato telefônico (ou carta impressa) a secretária deverá limitar-se a anunciar o horário, local, data do atendimento e nome do estagiário, vetada qualquer outra informação ou recado.

  • Dinâmica de Atendimento

    O Serviço-Escola de Psicologia da FSA, instalado em 21/02/2003, vem desenvolvendo suas atividades de modo a responder, tanto às exigências para a formação do psicólogo numa visão integrada e multiprofissional, em conformidade com as competências e habilidade que, o curso objetiva desenvolver nos alunos, como as demandas de atendimento psicológico da sociedade a que serve, desenvolvendo atividades no ambiente do próprio SEP (internas) e em instituições conveniadas (externas).

    Os estagiários serão orientadas por seus professores-superiores de quem receberão as determinações a quem se dirigirão sempre que houver necessidade.

    O aluno estagiário, ao estabelecer contrato terapêutico com a clientela, delimitará o tempo de duração deste, em conformidade com os critérios de instituição e o seu tempo de permanência na clínica.

    O estágio no SEP será realizado em 140 horas distribuídas em Clínica I e Clínica II, bem como em atendimento interno ou externo.

    Atendimento interno: estudo e acompanhamento de casos e planejamentos operacionais.

    Atendimento externo: estudo e acompanhamento de casos e assessorias.

  • Manual SEP