A Faculdade Santo Agostinho (FSA), a partir do novo paradigma de sociedade inclusiva que resgata os pressupostos da educação como uma nova forma de educar, mantém permanentemente um programa que colabora com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino. Tal programa está em consonância com a Constituição Federal (artigo 208, III), com a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional (Lei 9.394/96), com o Parecer CNE/CEB nº 2/01, de 11 de setembro de 2001, com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e com a Lei nº 10.098 de 19/12/2000, que em seus artigos estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.
Políticas de Inclusão Social da Faculdade Santo Agostinho A FSA tem, como instituição de ensino superior, adotado em suas práticas acadêmicas ações que viabilizem a inclusão dessas pessoas a uma educação superior de qualidade como um direito à cidadania, respeitando suas necessidades de acessibilidade físicas e cognitivas, não apenas com a eliminação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e de mobiliário, mas, ensejando também, a busca de soluções pedagógicas que permitam diferentes percursos de aprendizagem em currículos adaptativos. A partir desse norteamento, a FSA tem realizado ações para o atendimento aos educandos com necessidades especiais, conforme disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2016 a 2020, item 8, relativo à Política de Inclusão Social.Em setembro de 2015, a Faculdade Santo Agostinho recebeu o Selo Empresa Acessível categoria Ouro. O selo é concedido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Instituto Comradio do Brasil, e atesta a qualidade do trabalho realizado pela FSA no que diz respeito à acessibilidade e inclusão. No período de maio a setembro de 2015, empresas de diversos setores, se candidataram para receber o selo. Durante o processo, as empresas passaram por avaliações que incluíram análise documental e verificação de suas instalações, respeitando o marco legal sobre a Lei de Acessibilidade vigente no Brasil. O selo é válido por dois anos, quando será feita nova avaliação.
Políticas de Inclusão Social da Faculdade Santo Agostinho A FSA em consonância com essa nova realidade, e no sentido de assegurar o compromisso com seus princípios, filosóficos e legais afirmados no Plano de Desenvolvimento Institucional, tem realizado ações para o atendimento as pessoas com deficiência, conforme disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2016 a 2020 - Item 8 – Política de Inclusão Social. Como forma de atender ao disposto nos documentos Institucionais, citados anteriormente, a FSA desenvolve diversas ações de promoção da acessibilidade nas suas várias dimensões conforme detalhado a seguir:
Acessibilidade arquitetônica – adequação dos espaços físicos, contemplando acessos e circulação de pessoas com necessidades especiais, especialmente deficientes visuais e usuários de cadeiras de rodas, com: portas no tamanho padrão, rampas de acesso a todos os ambientes, elevadores, banheiros adaptados, instalação de Piso tátil, placas de identificação em braile, rebaixamento de balcões e maior disponibilização de vagas para pessoas com necessidades especiais no estacionamento da instituição. Acessibilidade Atitudinal – No sentido de promover o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, a FSA realiza eventos para fins de sensibilização e conscientização, junto a sua comunidade, no sentido de se perceber o outro sem preconceito, estigma, estereótipos. Um exemplo de eventos com essa finalidade foi a realização do espetáculo do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, em 2011, trabalhando a temática da inclusão das Pessoas com Deficiência, via a Escola de Gente, coordenada por Claudia Werneck, que esteve presente na apresentação. Ela falou ao público sobre a importância do envolvimento de empresas no projeto de acessibilidade. Outra ação foi à realização, em parceria com o Instituto Comradio, no dia 31 de maio de 2012, do evento O Dia De Olhar Para A Cidadania, com o tema “Mobilidade Urbana Inclusiva e Sustentável: uma cidade para todos”, com a participação de lideranças políticas, entidades, associações e alunos da FSA. Ainda em 2012, o projeto “Um Olhar para a Cidadania”, desenvolvido pela Comradio do Brasil e apoiado pela Faculdade Santo Agostinho desde 2011, foi certificado como Tecnologia Social do Branco do Brasil, que consiste numa metodologia voltada para soluções de problemas sociais. O projeto, que pretende por meio da comunicação, empoderar as pessoas com deficiência visual, para que eles, sem a necessidade de mediação, pautem, debatam e provoquem reflexão na sociedade sobre os seus deveres e direitos. Em 2014, as aulas do projeto “Um Olhar para a Cidadania”, que profissionaliza cegos a atuarem no rádio, começaram a ser realizadas na própria FSA. Em 2015 e 2016, a FSA desenvolveu a Campanha Educativa Dê espaço a cidadania, com a implantação de ações com objetivo de contribuir no desenvolvimento da consciência política de inclusão, visando à superação de barreiras atitudinais frente a esse público, e ainda, para assegurar a acessibilidade física de modo a garantir a locomoção e a utilização dos espaços comuns da FSA, com autonomia e segurança. A campanha foi desenvolvida por meio da divulgação das informações utilizando panfletos, banners, faixas e visitas a todas as turmas da Instituição. Acessibilidade Pedagógica – é assegurada por meio de formação continuada dos professores visando qualificá-los para uma atuação docente na perspectiva da inclusão, possibilitando assim, uma atuação de métodos e estratégias pedagógicas especificas no atendimento dos estudantes com necessidades especiais, e com a implantação do atendimento educacional especializado que ocorre em um espaço físico adequado, com mobiliário, materiais didáticos, equipamentos específicos e recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva, que colaboram com estratégias que eliminem barreiras, possibilitando ao estudante o desenvolvimento de sua aprendizagem e favorecendo sua plena participação nas atividades acadêmicas. Em 2011, de 02 a 04 de agosto, os gestores, coordenadores de curso e professores discutiram a questão em um de seus encontros pedagógicos, que tinha como tema a Gestão Pedagógica na Perspectiva da Inclusão Social, onde a questão das pessoas com necessidades especiais foi debatida. Acessibilidade nas comunicações – a FSA como forma de eliminar as barreiras de comunicação, desenvolveu ações a citar; capacitação dos colaboradores em curso de libras básico, aquisição de acervo bibliográfico em áudio para os estudantes com deficiência visual, impressora de braille e instalação de placas informativas em código braille em todos os ambientes da Instituição. Acessibilidade digital – no sentido de possibilitar este tipo de acessibilidade a FSA providenciou: a instalação de software (virtual vision) com sintetizador de voz, disponíveis em computadores da sala de apoio especializado, na biblioteca e nos laboratórios de informática, aquisição de monitor ampliado para os alunos com visão sub normal, instalação de equipamento de gravação que é utilizado para aplicação de provas de aluno com deficiência visual que não tem conhecimento do código Braille e disponibilização de lupa eletrônica. Materiais Didáticos, Equipamentos e Recursos Pedagógicos e de Acessibilidade • Computador com monitor ampliado • Apoio de leitura em madeira • Vídeo ampliador portátil • Reglete de mesa • Punção • Lupa manual • Calculadora Sonora • Suporte para livro (Plano Inclinado) • Softwares para comunicação alternativa (Virtual Vision, Dos Vox) • Impressora Braille • CD em áudio (Direito) • Mobiliário Adaptado • Mesa com recorte, ajuste de altura e ângulo do tampo
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