inscreva-se: 0800 941 4444
Você está em: Faculdade Santo Agostinho > Graduação > Acadêmico

Acadêmico

Rendimento Acadêmico

Todo aluno matriculado deverá ter freqüência obrigatória de 75% das aulas de cada disciplina, exceto os casos amparados pelo Decreto – Lei 1044/69 ou pela Lei 6.202/75.

A avaliação do desempenho escolar do aluno é feita por disciplina, de forma processual, quantitativa, qualitativa e contínua, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento.

As avaliações do desempenho serão expressas em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), apuradas até a primeira casa decimal sem arredondamento.

Para efeito de registro serão computadas 03 (três) notas pelo professor.

O professor poderá fazer mais de uma avaliação (individual ou em grupo) para cada um dos 03 (três) registros, cujo valor final será dado pela média aritmética entre as avaliações aplicadas.
O professor fará registro das notas e freqüências no Diário de Classe de acordo com o Calendário Acadêmico.

A Média de Aproveitamento (MA), em cada disciplina, é obtida efetuando-se a média aritmética simples entre as três notas registradas. Portanto, sendo N1, N2 e N3 a primeira, segunda e terceira notas registradas, respectivamente, teremos, como Média de Aproveitamento (M.A.), o valor obtido através da seguinte fórmula:

M.A = N1 + N2 + N3 / 3

1- Será aprovado por média em determinada disciplina o aluno que:
a) alcançar a freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades escolares;
b) atingir a Média de Aproveitamento igual ou superior a 7, 0 (sete).

2- O aluno poderá prestar Exame Final (EF) em apenas um dos seguintes momentos:
a) na época prevista no Calendário Acadêmico;
b) em qualquer época, após a divulgação da 3ª nota e, conseqüentemente, da M.A., pelo professor, desde que 100% dos alunos concordem, por escrito, com a data de aplicação.

3- O aluno poderá prestar Exame Final em determinada disciplina quando:
a) alcançar a freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades escolares;
b) atingir a Média de Aproveitamento igual ou superior a 4, 0 (quatro) e menor que 7, 0 (sete).

4- O aluno que prestar o exame final será considerado aprovado se obtiver Média Final maior ou igual a 6, 0 (seis), obtida através da seguinte fórmula:

M.F.= MA + EF / 2

5- O aluno será considerado definitivamente reprovado em uma dada disciplina quando se enquadrar em um ou mais dos itens abaixo:
a) não alcançar 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência às aulas e demais atividades escolares;
b) atingir Média de Aproveitamento inferior a 4, 0 (quatro);
c) atingir Média Final inferior a 6, 0 (seis);
d) estando apto a fazer Exame Final, não o fizer, salvo nos casos previstos na legislação pertinente.

6 – Ao aluno que comparecer à avaliação e que, sem motivos considerados justos pelo professor, deixar de realizá-la, será atribuído nota 0 (zero).

7 – Ao aluno que não comparecer à Prova Final na data fixada no calendário acadêmico não será facultada a realização desta Prova em outra época, sendo-lhe atribuído nota 0 (zero).

8 -Não há abono de faltas sendo apenas permitido justificá-las nos casos previstos em lei, mediante processo a ser formalizado junto à Secretaria Acadêmica. Aos casos amparados em lei, é aplicado o regime de exercícios domiciliares.

9 – Ao aluno que, para execução da prova, utilizar meios fraudulentos, será atribuído nota zero, estando ainda sujeito a penalidades disciplinares.

10 – A ausência coletiva às aulas, por parte de uma turma, implica atribuição de faltas a todos os alunos da mesma e não impede que o professor considere lecionado o conteúdo programático planejado para o período em que a ausência se verificar, comunicando este fato à Coordenação de Curso.

11 É promovido à série seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas da série cursada, admitindo-se, ainda, a promoção com até 2 (duas) dependências.


VÍDEO