Tamanho da letra A+ A-
 

X Semana de Enfermagem inicia suas atividades com palestras e apresentações

Já consolidada como um importante meio de produção e disseminação de conhecimento, a X Semana de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou suas atividades da última quarta-feira, 15, com palestras e apresentações. A palestra de abertura teve como tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” e foi proferida pela Enfermeira Dra. Amália de Oliveira Carvalho, presidente da ABEN-PI Associação Brasileira de Enfermagem – secção Piauí.



O palco das atividades, do primeiro e segundo dia, foi o auditório do prédio sede e reuniu acadêmicos de todos os períodos. Egressos do curso, que já estão no mercado de trabalho, fizeram parte da programação e trouxeram aos alunos suas experiências na atuação profissional. De acordo com a coordenadora do evento, a professora Karla Joelma: “o evento tem sido de grande importância na formação dos alunos, pois são nesses espaços que existem as trocas de conhecimento e é onde o conteúdo visto em sala de aula é ampliado e discutido”, disse.



Os egressos de Enfermagem Vagner Ferreira dos Santos e Tatiane da Silva palestraram aos alunos no segundo dia e trouxeram suas experiências do mercado de Trabalho. Vagner é enfermeiro Obstetra e Hipnoterapeuta, já a Tatiane é especialista em Enfermagem Obstétrica e Mestre em promoção a saúde pela UFC. Os convidados contam que é importante eventos como esse para que o aluno tenham a oportunidade de vivenciar novas práticas.



“Aqui [no Unifsa] eu tive o primeiro contato com saúde da mulher na disciplina do curso, no 5º período”, disse a Enfermeira Mestre Tatiane dos Santos ainda comentando que suas experiências dentro da faculdade com projetos de extensão fizeram a diferença na sua chegada ao mercado de trabalho. “Quando conclui minhas especializações surgiu a oportunidade de concurso para Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e fui aprovada em terceiro lugar e fui morar em Fortaleza para trabalhar na Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC-UFC – EBSERH”, disse.



A programação de palestras encerrou na tarde da quinta-feira, 16, e na sexta-feira, deverá acontecer nos turnos manhã e tarde as apresentações de trabalhos na modalidade banner e às 18h acontecerá a I Gincana Cultural e Sustentável do Curso de Enfermagem, na quadra do Projeto MP3.



 
LEIA MAIS