Tamanho da letra A+ A-
 

Tem início a I Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo do UNIFSA

A I Semana das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (I SEAU) do Centro Universitário Santo Agostinho começou nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, em uma solenidade ocorrida no auditório Clovis Melo, no anexo II do UNIFSA. O evento reúne alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil, Elétrica e de Produção, e tem como principal objetivo alinhar os conhecimentos teóricos com a prática de cada área, a fim de promover conhecimento interdisciplinar.

Com a temática “Contextualização para o futuro”, a I SEAU UNIFSA visa ainda propiciar a troca de experiências e saberes construídos ao longo do semestre letivo, a partir da apresentação dos trabalhos planejados pela comunidade acadêmica. Com a intenção de aproximar os futuros profissionais ao mercado de trabalho e proporcionar um espaço de discussão sobre os diversos temas da área, a programação terá palestra, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

Para o coordenador de Engenharia Civil, Ismeraldo Pereira de Oliveira, para promover uma sólida formação teórica, é necessário desenvolver uma relação orgânica entre teoria e prática, interdisciplinaridade e conhecimentos específicos. “Buscamos valorizar a participação do estudante nos segmentos ensino, pesquisa e extensão como forma de consolidar sua formação acadêmica, a partir da compreensão crítica e contextualizada dos conhecimentos e seu confronto com a realidade”, disse.

O evento garantiu um espaço dedicado à iniciação científica, no qual os alunos poderiam problematizar as novas formas de realizar, os recursos materiais, humanos e energéticos. “A partir dessa perspectiva, o conhecimento construído é fruto de um processo contínuo que reflete as necessidades da sociedade, por meio de uma abordagem crítica e reflexiva com uma visão humanística e ética, com base na concepção dos projetos pedagógicos dos referidos cursos e implantação de métodos e técnicas aplicadas à gestão e otimização dos sistemas produtivos”, explica o coordenador.



Na abertura, o pró-reitor administrativo e financeiro do UNIFSA,  Átila de Melo Lira, que é doutor em Engenharia de Produção pelo UNIP, falou sobre as boas perspectivas do mercado para absorção dos novos profissionais das engenharias e arquitetura. Em seguida, ocorreu a palestra Magna de abertura “Desafios profissionais para o mercado futuro” foi apresentada pelo engenheiro agrônomo Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), que falou sobre a necessidade dos engenheiros de se capacitarem, continuadamente, para atenderem às demandas profissionais no contexto da informatização dos processos. Ele falou, ainda, do papel do conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Piauí – Crea-PI, na fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia e da Arquitetura, assim como da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição.


Em seguida, jovens profissionais das engenharias e de arquitetura participaram da Mesa Redonda “Inserção no Mercado de Trabalho”, abordando os percursos de cada um após a conclusão da graduação. Participaram desta mesa o engenheiro eletricista Diego Carvalho; o engenheiro civil Matheus Diniz; o engenheiro de produção Eliomar de Sousa e o arquiteto Jailson Ronald Oliveira Lima.


 
LEIA MAIS