Tamanho da letra A+ A-
 

Professora do UNIFSA ganha prêmio conferido pelo Conselho Federal de Psicologia


A psicóloga Maria Andréia Marques, docente do Centro Universitário Santo Agostinho, recebeu o Prêmio Profissional de “Avaliação Psicológica direcionada a Pessoas com Deficiência”. A premiação profissional foi concedida pelo Conselho Federal de Psicologia e entregue durante o V Congresso Brasileiro de Psicologia em São Paulo, ocorrido de 14 a 18 de novembro de 2018.

A premiação refere-se ao desenvolvimento e a utilização de um protocolo de avaliação psicológica de crianças com Paralisa Cerebral atendidas em um Grupo de Estimulação Cognitiva no Centro Integrado de Reabilitação – CEIR. Participam desse grupo crianças com Paralisia Cerebral que apresentam limitações em seu desempenho nas terapias de reabilitação devido dificuldades cognitivas específicas. Segundo Maria Andréia, o Conselho Federal de Psicologia (CRP), diante das especificidades da avaliação psicológica direcionada a pessoas com deficiência, propôs a identificação de como estão a formação e a prática dos psicólogos e psicólogas por todo o país, no que se refere à avaliação psicológica de pessoas com deficiência, premiando os profissionais que foram melhor avaliados nesses critérios.



A professora Maria Andréia explica que, diante dessa demanda foi criado, com a colaboração de mais duas psicólogas do Centro, o Grupo de Estimulação Cognitiva no Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, e um protocolo sistematizado de avaliação psicológica para compreensão do perfil cognitivo de cada criança, identificando suas dificuldades e potencialidades. A avaliação psicológica é sistematizada em uma abordagem neuropsicológica e na perspectiva idiográfica. A premiação foi em relação a esse protocolo de avaliação. “A novidade desse protocolo é que ele avalia crianças com paralisia cerebral até dez anos de idade. Hoje, existe uma dificuldade em instrumentos padronizados e validados para a avaliar essa demanda específica e esse protocolo tem sido utilizado com sucesso e de forma efetiva, nesse sentido. Fiquei feliz pelo reconhecimento, pois o nosso fazer em avaliação psicológica é com evidências científicas e profissionalismo”, disse Maria Andréia, que cursou doutorado e pós-doutorado em Psicologia na área de Avaliação Psicológica.



 
LEIA MAIS