Tamanho da letra A+ A-
 

Professora do Unifsa defende tese de doutorado sobre descoberta biotecnológica para cicatrização

Com uma pesquisa inovadora na área de Biotecnologia a professora Jairelda Sousa Rodrigues, do Centro Universitário Santo Agostinho, defendeu sua tese de doutorado no último dia 8 de abril. A pesquisa intitulada: Compósito amido/melamina com extrato de Bixa orellana L. para aplicação biológica na cicatrização em feridas  foi defendida e agora a docente passa a ter o título de doutora, pelo Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).



Graduada em Química, a professora é docente desde 2013 no Unifsa e hoje ministra aulas nos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Engenharia de Produção.  A defesa aconteceu no dia 8 de abril, no Departamento de Química da UFPI. “O estudo é a produção de um bio material a partir da semente do urucum, que é um produto natural encontrado com bastante facilidade e baixo custo, para a acelerar o processo de cicatrização em feridas na pele”, explicou a pesquisadora.


Na prática, a pesquisa conseguiu acelerar a cicatrização em 14 dias. Normalmente esse processo pode demorar mais de 21 dias em pessoas que não possuam problemas com a Diabetes, por exemplo, que retarda a cicatrização de feridas. Com a membrana e a descoberta da pesquisadora será possível evoluir o estudo para que o material possa ser testado e produzido em larga escala para curativos. “Esse material foi gerado uma patente, por ser inovador e com um custo baixo para atender demandas muito comuns em hospitais, por exemplo”, disse.


O Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) foi credenciado pela CAPES em 2006, com conceito 5. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia.


Para acessar o resumo da pesquisa clique no link abaixo:


Compósito amido/melamina com extrato de Bixa orellana L. para aplicação biológica na cicatrização em feridas 


 
LEIA MAIS