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Noite de abertura do XVII Encontro Pedagógico da FSA tem palestra sobre a docência superior


Com o intuito de definir as ações acadêmicas que serão empreendidas ao longo do semestre letivo 2016.1, a Faculdade Santo Agostinho reuniu diretores, coordenadores, professores e Núcleo de Apoio Pedagógico em um espaço dedicado ao debate de estratégias de ensino e propostas de aperfeiçoamento institucional. O encontro, que iniciou na noite de hoje (25 de janeiro) e vai até sábado (30 de janeiro), pretende construir reflexões acerca da prática pedagógica dos cursos da instituição, além de buscar cumprir com excelência os objetivos, missões e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.




A noite de abertura, realizada no auditório Manoel Cipriano Lira, contou com a presença da Diretora de Ensino, Antonieta Lira, do Diretor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira, além da professora Maria Monteiro Ramos, representando o Núcleo de Apoio Pedagógico e a professora Regina Bonfim, que proferiu cerimonial de abertura. Após ouvir os componentes da mesa que, de maneira geral, ressaltaram a importância do aprimoramento docente, o evento prosseguiu com a palestra da prof. Dra. Adriana Borges Ferro Moura, intitulada de “Reconhecimento dos Saberes Pedagógicos e da Experiência: caminhos que se entrelaçam na prática do professor bacharel no ensino superior”.





A palestrante iniciou questionando os participantes sobre o porquê da escolha pela docência. “O que leva um profissional-técnico em determinada área a adentrar a carreira de professor?” Esta provocação inicial serviu de mote para suas colocações acerca da relação mantida ente a prática pedagógica do professor do ensino superior, formado em bacharelado, e o seu processo de formação continuada. Essa preocupação advém da constatação de que muitos docentes universitários, na sua formação inicial, tiveram preparo para a área especifica de atividade técnica e profissional que elegeram, mas não foram formados para a docência superior, por isso a proposta de prática pedagógicas que aproxime esse professor bacharel das demandas exigidas de um professor do ensino superior.


 
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