Tamanho da letra A+ A-
 

NIP promove divulgação de pesquisas na XII Semana Científica da FSA


Alunos do Núcleo de Iniciação a Pesquisa (NIP) da Faculdade Santo Agostinho abriram a programação da tarde do último dia da XII Semana Científica (10/10), nas salas 01 e 206 do Anexo. Ao todo, foram apresentados 14 trabalhos nas mais variadas áreas, nas modalidades PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica).





Os alunos relatores dos trabalhos apresentaram resultados parciais das suas pesquisas e, na ocasião, estiveram acompanhados por seus professores orientadores. De acordo com o coordenador do NIP, Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, a iniciativa tinha por fim promover intercâmbio entre os participantes dos dois programas assim como entre a comunidade discente e docente. “Em cada sala de apresentação, montamos bancas de análise dos projetos para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas por meio de sugestões, críticas e recomendações”, destacou.





Na sala 1, a banca foi constituída pela Profa. Michele Vicento Torres, Profa. Jeiel Lucena, e Profa. Seânia Santos. Na sala 206, integraram a banca analisadora o Prof. Raimundo Clécio Dantas, Profa. Odara Sá e Profa. Maria Auxiliadora Cruz. “Os trabalhos que foram apresentados em cada sala eram multidisciplinares, o que permitiu maior troca. Por exemplo, os pesquisadores da área do Direito puderam observar como os pesquisadores de Fisioterapia pesquisam, assim como os pesquisadores de Psicologia identificaram os procedimentos adotados pelos investigadores de Administração”, ressaltou Dias Gomes.





Para Profa. Michele Vicento, coordenadora de uma das mesas, a experiência mostrou como temos alunos e professores motivados a desenvolver pesquisa na FSA. “O nível dos trabalhos surpreendeu e agradou a todos os presentes que tiraram indícios/ideias para futuras experiências”, argumentou.





Após as apresentações, a interação entre os envolvidos, ainda que de áreas diferentes, demonstrava como a iniciativa de desenvolver pesquisas na FSA começa a fazer parte da cultura acadêmica. “Sem dúvida, estamos dando os primeiros passos para pesquisas consistentes. E o melhor de tudo, passos sólidos. Aqui, tivemos demonstração de boas iniciativas”, pontuou o Prof. Raimundo Clécio.





A apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelo Núcleo de Iniciação a Pesquisa (NIP) teve a finalidade de atrair a atenção da comunidade acadêmica. Além disso, procurou-se deixar nos participantes da Semana Científica a motivação para o engajamento em futuras iniciativas, a exemplo de novos editais que serão lançados para os programas PIBIC e PIVIC.




 
LEIA MAIS