Tamanho da letra A+ A-
 

Maribel Fidalgo, da Universidad de Salamanca, é destaque no CBCS 2019


A Profa. Dra. Maribel Rodriguez Fidalgo, da Universidad de Salamanca (Espanha), realizou uma concorrida conferência na manhã do dia 4 de outubro, segundo dia da programação do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade. A conferencista tratou das mídias sociais e práticas de comunicação científica em defesa dos direitos humanos. A sua conferência foi mediada pelo prof.Dr. Alisson Dias Gomes, um dos organizadores do CBCS 2019.



Antes de iniciar a sua fala, Maribel Fidalgo destacou a felicidade em voltar ao UNIFSA e constatar o crescimento da instituição. Ela parabenizou pelo investimento na produção de ciência por ocasião da organização de eventos acadêmicos e fomento de discussões de questões prementes não só no campo científico, mas na sociedade. “Na última vez que estive aqui ainda era faculdade, estou felicíssima em ver o desenvolvimento da instituição, que cresce em estrutura e também em produção de conhecimento. Um evento que traz como tema ‘inovação, diversidade e sustentabilidade’ é muito importante para pensar as questões atuais da academia e também do meio social”.

A palestrante iniciou trazendo a Declaração sobre Ciência e o Uso do Conhecimento Científico proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que pontua as diretrizes fundamentais para que o conhecimento científico seja utilizado para o bem estar da humanidade e para o fortalecimento da democracia. A professora alertou ainda que a mídia, enquanto ferramenta de visibilidade de temas, deve estar a serviço da divulgação de problemas sociais, como desigualdade de raça, gênero e classe, crises humanitárias. “Junto com os meios/mídia estão os direitos, como o direito à liberdade de expressão, a liberdade de informação, o direito à comunicação, que estão diretamente ligados a outros direitos humanos”, explica.

Um dos grandes destaques de sua conferência foi o anúncio de um convênio que será firmado entre a Universidad de Salamanca (Espanha) e o UNIFSA para intercâmbios de professores e alunos. Quem fez o anúncio foi o prof.Dr. Alisson Dias Gomes, egresso do curso de Jornalismo do UNIFSA, e também da Universidad de Salamanca, onde fez o Mestrado e o Doutorado.




“A nossa instituição, o Centro Universitário Santo Agostinho, vai fechar, na próxima semana, um convênio com a Universidad de Salamanca, e isso vai viabilizar a ida e a participação em editais daqui e de lá, e teremos professores e alunos de lá, aqui; e alunos e professores daqui, lá”, explica. O convênio será assinado entre a representante da Universidad de Salamanca, profa.Dra. Maribel Fidalgo, e a reitoria do UNIFSA, nesta sexta-feira, dia 11 de outubro.


 
LEIA MAIS