Tamanho da letra A+ A-
 

Começa o XXIII Encontro Pedagógico do UNIFSA | 2019.1



Começou nesta segunda-feira, dia 21 de janeiro, no Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, o  XXI Encontro Pedagógico 2019.1, com o tema: “Educação Superior no Século XXI: Inovação, Diversidade e Sustentabilidade”,  que tem como objetivo reconstruir conceitos e ressignificar os processos educativos, com base nos princípios da sustentabilidade para nortear a efetivação de uma prática pedagógica. O encontro ocorrerá até sábado, dia 26, com uma ampla programação de exposições orais, mesas acadêmicas, debates e relatos de experiências, usados como espaço de formação e de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. “Além disso, esse evento atende à necessidade de ampliar saberes docentes na flexibilidade e discussão coletiva em processo de formação continuada de forma a possibilitar uma visão holística, consequentemente, das implicações sociais e ambientais”, explica a profa. Maria Vilani Monteiro, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, responsável pela organização do evento. Durante a programação do Encontro Pedagógico ocorrem, ainda, oficinas didático-pedagógicas para realinhamento do planejamento de ensino e aprendizagem, suporte para uma prática pedagógica sob a visão interdisciplinar e de sustentabilidade.



A programação da tarde iniciou com relatos de Práticas Educativas sobre o tema: Educação para a Sustentabilidade: reconstruindo conceitos e ressignificando o processo educativo. A mesa foi coordenada pela Profª. Ma Jovina da Silva.

Em seguida, na abertura oficial do evento, os gestores do UNIFSA falaram aos docentes presentes. A Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, iniciou sua fala, lembrando que o ensino superior, por sua própria configuração, convida os educadores a pensarem em soluções os dilema do século XXI, que é manter o ritmo de desenvolvimento econômico sem perder o equilíbrio e a qualidade vida no planeta. Para ela, nesse cenário preocupante, a educação tem um papel fundamental. Não apenas por sua capacidade de sensibilizar os indivíduos, mas pela capacidade de ressignificar valores. “No decorrer desta semana, iremos ouvir, debater e planejar, de forma estratégica, as contribuições pedagógicas que possam fomentar a consciência ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis”.



Já o  Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira, falou sobre a necessidade de agir competitivamente no cenário da Educação Superior no Piauí. A Reitora do UNIFSA, Yara Maria Lira Paiva e Silva lembrou o compromisso da instituição na formação de profissionais éticos, cidadãos e comprometidos com a transformação social. “Iniciamos o ano, renovando os ideais humanistas, abraçados em nossa missão. Em consonância com estes ideais, queremos contribuir para a formação profissional nas diversas áreas do conhecimento. Mas, sobretudo, almejamos formar um profissional-cidadão, ético e crítico, capaz de transformar a sociedade”, disse. Para a Reitora, esse ideal implica, na prática, em acreditar no papel da Educação como dispositivo de transformação de indivíduos e coletividades.  “A cada ano, e a cada semestre, temos renovado a nossa fé na capacidade transformadora da Educação. E a cada ano, temos nos reinventado, à semelhança do que disse o poeta Rubem Alves: no processo de “desaprender para aprender de novo”, disse.



A programação da noite de abertura foi marcada pela Mesa Acadêmica: Pilares da Sustentabilidade: Ambiental, Sociopolítico Cultural e Econômico, mediada pelo Prof. Me. Edjôfre Coelho de Oliveira, com a participação dos docentes: Profª. Ma. Eldelita Águida Porfirio Franco (coordenadora do curso de Engenharia da Produção), a Profª. Dra. Marfisa Martins Mota de Moura (Curso Serviço Social) e Prof. Me. Stefano Almeida Lopes (curso Administração)


ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA


22/01 (terça-feira)



08h às 12h |  Oficina I: A Pesquisa no UNIFSA: uma abordagem ética e metodológica

Ministrantes: Profª. Dra. Liana Dantas da Costa, Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Profª Ma. Keila Cristiane Batista Bezerra, Profª Ma. Luciane Marta Neiva de Oliveira, Profª Ma. Joseane Martins Soares de R. Leitão | Público-alvo: Professores orientadores de TCC – Local: Laboratório II



14h às 18h | Oficina II: A Pesquisa no UNIFSA: uma abordagem ética e metodológica

Ministrantes: Profª. Dra. Maria Enóia Dantas da Costa e Silva, Profª Ma. Jeiel Maria Lucena da Silva, Profª Ma. Francelena Saraiva Marques Carvalho , Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal, Profª Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger | Público-alvo: Professores orientadores de TCC – Local: Laboratório II



18h às 19h | Informes Acadêmicos

Ma. Antonieta Lira e Silva – Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA

Prof. Dr. Alisson Dias Gomes – Coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP)

Profª Dra. Liana Dantas da Costa – Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Local: Auditório Manoel Cipriano Lira



19h às 20h | Socialização: Comissão Própria de Avaliação – CPA: abordagem analítica dos resultados da autoavaliação institucional e estratégias de intervenção

Ministrante:   Profª. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara – Presidente da CPA

Público-alvo: Coordenadores e Professores do UNIFSA

Local: Auditório Manoel Cipriano Lira



SAIBA MAIS 




 
LEIA MAIS