Tamanho da letra A+ A-
 

CPA apresenta dados sobre a avaliação docente e discente

Por Kelma Gallas



Ocorre, nesta terça-feira, 18 de novembro, das 8h às 18h, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, o II Fórum de auto-avaliação Institucional: ciclo 2007/2008. O evento é organizado pela Comissão Própria de Avaliação da FSA, que semestralmente, realiza avaliações sobre o desempenho docente e aspectos gerais da Instituição.



Na parte da manhã, foram apresentados resultados de uma pesquisa entre professores e alunos sobre aspectos da vida acadêmica:  pesquisa, extensão, qualidade de ensino, mediação do conhecimento, entre outros.  Os resultados dessa aferição servirão de base na tomada de decisões da Direção Administrativa da FSA. Para o Presidente da CPA, Josimar Alcântara, “nas duas avaliações a participação dos alunos foi de fundamental importância, pois  eles se mostraram bastante cooperativos e maduros nas respostas aos instrumentos de coleta de dados”, disse.



Para a direção da FSA, a avaliação é vista como um ponto de partida para as mudanças necessárias na Instituição. Durante a abertura do evento, a diretora da FSA, Yara Maria Lira Paiva e Silva, reforçou este ponto de vista e disse que avaliar é viver a instituição, com vistas ao cumprimento da missão da IES. “Com a avaliação, identificamos nossas fragilidades e reforçamos o que deve ser reforçado”, explica.



A auto-avaliação institucional é desenvolvida na FSA desde o ano 2000. E o II Fórum apresenta a conclusão de um dos ciclos de avaliação institucional, que começou em 2007. A intenção é aprofundar os diálogos.































 



 



 



 



 



 



 



O processo possui um caráter formativo e visa o aperfeiçoamento de membros da comunidade acadêmica e da Instituição. Para isso, a FSA conta com duas avaliações: a Interna e a Externa.



Para o professor Josimar Alcântara, no mundo globalizado, muito se fala em qualidade. O ambiente acadêmico não poderia ficar à parte. “Quando se fala em construção de saberes, outras interfaces devem ser consideradas para não perder o foco”, conclui.



Durante o evento, a apresentação dos resultados da última avaliação foi feita pela professora Cleire Amaral. Em seguida, coordenadores, professores, alunos e a própria direção da FSA, se posicionaram sobre os dados coletados.



 



Confira a programação do II Fórum de auto-avaliação da FSA:



– 8h: Abertura do evento



– 8h30: Avaliação interna da FSA e apresentação dos documentos institucionais



– 9h: Avaliação dos aspectos institucionais



– 10h: Comentários pelos membros da CPA e líderes de equipes



– 11h: Comentários dos coordenadores, professores e representantes de turma



– 14h: Avaliação de desempenho de professores



– 15h: Comentários dos coordenadores, professores e representantes de turma



– 16h: Auto-avaliação do aluno



– 16h30: Comentários dos coordenadores, professores e representantes de turma



– 17h: Finalização do evento e confraternização



 



 


 
LEIA MAIS