Tamanho da letra A+ A-
 

Congresso CBCS faz lançamentos de livros no dia 4 de outubro

Pesquisadores das mais diversas áreas lançarão suas mais recentes obras no dia 4 de outubro, sexta, a partir das 20h30, durante a programação do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, que ocorre no Anexo II do Centro Universitário Santo Agostinho até o dia 5.

Um dos livros a serem lançados no CBCS é “Imprensa e Censura”, de autoria do prof. Dr. Sílvio Henrique Vieira Barbosa, do CCE/DCS da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O autor, que é jornalista, analisa a censura judicial, presente hoje na imprensa brasileira. O autor discute como o STF vem se pronunciando em diversos casos no período pós-redemocratização, concluindo pela não possibilidade da censura prévia (conforme previsão constitucional), reforçando que a correção, se for necessária, deve ser posterior à divulgação da notícia, com o pagamento de indenização, pedido de desculpas e divulgação do direito de resposta, com o mesmo espaço (para impresso ou internet) ou tempo de divulgação (audiovisual) dado à acusação.

Sílvio Barbosa é autor, ainda, do livro “TV e Cidadania” (2010) e é diretor do documentário “Vale do rio de lama: no rastro da destruição” e de Sérgio Vieira de Mello: um brasileiro em busca da paz no mundo.



Outro grande lançamento é “Amar, viver, escrever”, da profa. Dra. Maria das Graças Targino, mais conhecida como Graça Targino. Egressa do curso de Comunicação Social – Jornalismo do UNIFSA, Graça Targino é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, jornalista e Pós-Doutora em Jornalismo pela Universidad de Salamanca, Salamanca – Espanha, atuando junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) por quatro anos, incluindo a Coordenação do Curso de Alfabetização e Letramento vinculado. “Amar, viver, escrever” reúne mais de 70 crônicas sobre temas atuais e diversos, que vão desde situações do cotidiano a cidades e países; de experiências particulares a reflexões e leituras de obras e filmes. Com grande capacidade dissertativa e ampla experiência comunicacional, a pesquisadora renomada, consolida de vez sua inserção no mundo do jornalismo literário por meio deste terceiro livro neste segmento, sem contar os demais na área técnico-científica. Para saber mais clique aqui



Também será lançado uma produção coletiva do NEPAD | Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, com o selo da EDUFPI, que concorreu e foi selecionado para financiamento pela FAPEPI: Linguagem, discurso e produção de sentidos, organizado pelos professores Maraisa Lopes, João Benvindo e Ribamar Júnior. Esta obra, publicada pela editora Pá de Palavra, afiliada da Parábola, em São Paulo, reúne 21 artigos de pesquisadores de 13 Instituições de Ensino Superior brasileiras: UFPI, IFPI, UESPI, UEMA, UNIVAS, UFMG, UNICAMP, UNEMAT, UEG, UnB, UFMT, UFPE e UFV. Os trabalhos contemplam as três abordagens da AD: Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF), a Teoria Semiolinguística (TS) e a Análise de Discurso Crítica (ADC). Saiba mais.

O quarto e último lançamento da noite é “Sociedade Civil e Movimentos Sociais no Piauí”, obra coletiva organizada por Masilene Rocha Viana, Francisco Mesquita de Oliveira e Lucineide Barros Medeiros (orgs), da Universidade Federal do Piauí, pelo EDUFPI. O livro tem o objetivo de dar publicidade às lutas, organizações e sujeitos, que de formas diversas ao longo da história, ousaram inscrever suas ações no terreno da luta contribuindo substancialmente para a mudança social. Na noite de lançamento, uma das autoras, a profa.Dra.Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger e Solange Maria Teixeira autoras do capítulo intitulado O Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Institucionalizadas sob a Égide da (Des)Regulamentação do Estado, fazem a apresentação da obra.


 
LEIA MAIS