inscreva-se: (86)3215-8700


Aula inaugural da pós em Saúde Mental e Atenção Psicossocial será dia 10/11

prof. Dr. Emanoel Lima, coordenador da pós.

No próximo dia 10 de novembro, ocorrerá a aula inaugural da primeira turma do curso de pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, com a participação da psicóloga e mestra Joviane Moura, e o psiquiatra Leonel Veloso Saraiva. Joviane falará sobre o tema “Desvelar de atores e processos da Reforma Psiquiátrica teresinense” e Leonel Saraiva abordará o tema “Atenção Integral à Saúde Mental e satisfação dos usuários de uma CAPs 2 em Teresina – Piauí”.
O professor Dr. Emanoel Lima, coordenador do curso, explica que na segunda parte dessa aula inaugural irá apresentar os objetivos da pós, cujo objetivo é promover a formação de profissionais das diferentes áreas que se relacionam com a saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial, do trabalho interdisciplinar, do desenvolvimento de pesquisas e do aprimoramento da capacidade de análise, de enfrentamento e de proposição de ações que visem concretizar os princípios e as diretrizes do SUS no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. O coordenador afirma que a pós vem ancorada em uma necessidade que surgiu a partir de sua tese do doutorado: “Notamos que no Piauí existe a necessidade de se refinar a formação em saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial, da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, tendo em vista que esses são movimentos que acabaram se configurando políticas oficiais de Governo através da implantação de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico no Brasil”, explica.

Ainda segundo o coordenador, existe a necessidade de se discutir as formas de tratamento de pessoas com transtornos mentais; para ele, os profissionais precisam estar sensíveis a esta causa:”Estamos pensando em uma formação que vem no sentido de produzir novos olhares e práticas em relação a pessoas que têm transtorno mental ou têm dificuldades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, além, é claro, em relação aos transtornos mentais que acometem crianças e adolescentes”, comenta.

Para Emanoel, é preciso que os profissionais estejam aptos a enfrentar a cultura manicomial, que tem uma forma tradicional e preconceituosa de lidar com pessoas com transtornos mentais. Além disso, a pós-graduação reflete a configuração de uma política oficial de governo nos últimos 19 anos. “Nós tivemos uma implantação contundente de políticas públicas e serviços ligados à reforma psiquiátrica no Brasil e nossa formação não acompanhou essa realidade. Nossa ideia, aqui no UNIFSA, é  pensar na produção dos profissionais mais próximos dessa reforma psiquiátrica e dos serviços substitutivos como CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] e dispositivos afins”, finalizou Emanoel.
A pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial é destinada a todos os profissionais da área da saúde ou de áreas que atuem diretamente em serviços de saúde mental, como Pedagogia e Artes, dada sua relação com a educação em saúde mental.
Os candidatos interessados deverão entrar em contato com a coordenação de Pós-graduação do UNIFSA através do telefone 86 3215 8722. No ato da inscrição, deverão ser apresentados os originais e cópias dos documentos abaixo mencionados. Egressos do UNIFSA terão isenção do pagamento da taxa de inscrição e contarão com desconto de 15% a partir da segunda mensalidade.

– 01 (uma) foto 3×4;
– Curriculum;
– Diploma de curso superior;
– Histórico Escolar de curso superior;
– CPF;
– RG;
– Reservista;
– Título de Eleitor com comprovante de quitação junto a Justiça Eleitoral;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Comprovante de residência.
O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35, 00 será realizado no caixa da faculdade.

Inscrições: Av. Valter Alencar, 665. Bairro São Pedro.

Informações: 86 3215 8722.

Texto: Elane Araújo (Estagiária)
Edição: Ana Isabel Freire

Compartilhe:

Mais Notícias

Centro Universitário Santo Agostinho - Av. Valter Alencar, 665 - São Pedro
Teresina - PI - Cep: 64.019-625 - Fone: (86) 3215.8700 / Fax: (86) 3215.8710 Email: fsa@fsanet.com.br
Copyright 2012 © Todos os Direitos reservados