Tamanho da letra A+ A-
 

Alunos atletas do UNIFSA, Francielton e Fabrício, falam sobre a conquista do bronze no Pan 2019

Os alunos atletas do Centro Universitário Santo Agostinho, Francielton Farias e Fabrício Farias, conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. A medalha inédita para o Badminton piauiense foi conquistada na competição por dupla masculina e Fabrício Farias conquistou ainda o bronze na dupla mista, em parceria com a atleta Jaqueline Lima. Os irmãos treinam o esporte desde a infância, mas somente há um ano jogam juntos como dupla, em razão da diferença de idade. Fabrício pontua que eles não imaginavam que já na primeira disputa de um Pan conseguiriam voltar para casa com medalha. “É inacreditável tudo que está acontecendo, mas passamos todo o ano nos dedicando muito. Treinamos bastante para participar e ver o resultado, é muito especial”, afirma.



Francielton Farias, que estuda Engenharia Civil no UNIFSA, teve que se afastar temporariamente do curso para treinar durante todo o dia para a competição. “A gente vê que valeu a pena, pois precisa abdicar de muita coisa, de estar próximo da família, dos amigos, dos estudos, mas é um esforço recompensado pela alegria de trazer essa medalha”, explica. A dupla competiu as oitavas de final com a dupla dos donos da casa, José Guevara e Daniel La Torre Regal e venceu por 2 sets a 1 (com parciais de 21/12, 19/21 e 21/12). Nas quartas de final do torneio de duplas dos Jogos Pan-Americanos, os dois derrotaram os guatemaltecos Jonatan Solis e Rodolfo Ramirez por 2 sets a 1 (com parciais de 21/19, 19/21 e 21/16), o que garantiu a medalha de bronze. Começaram ganhando a semifinal contra os americanos Phillip e Ryan Chew, mas foram derrotados por 2 sets a 1 (com parciais de 22/20, 13/21, 17/21).



Fabrício Farias e Jaqueline Lima conquistaram o bronze ao derrotar, por 2 sets a 0, nas quartas de final das duplas mistas, as atletas Nelson Xavier e Nairoby Jimenez, da República Dominicana (com parciais de 21/8 e 21/19). Ao disputar a semifinal, Fabrício Farias e Jaqueline Lima foram derrotados na chave de duplas mistas pelos canadenses Joshua Hurlburt-Yu e Josephine Wu, de virada, por 2 sets a 1 (com parciais de 20/22, 21/17 e 21/13). Essa é a melhor participação brasileira do Badminton nos jogos Panamericanos e a primeira em que piauienses foram convocados. Os irmãos definem a participação como uma experiência extraordinária. “É diferente de tudo que já vivemos no esporte, a preparação, a estadia lá no Peru, estar com os melhores atletas da América. É o gostinho de como deve ser uma Olimpíada, que é o nosso sonho”, explica Fabrício.


Francielton Farias e Fabrício Farias (Brasil) na competição de duplas masculinas do badminton nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Polidesportivo 3, em Videna, em Lima, no Peru. Data: 30.07.2019. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br


Francielton e Fabrício Farias integram o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) do UNIFSA, que além de fornecer estudo aos atletas, também oferece apoio na preparação e treinamento para participação em competições nacionais e internacionais. A instituição considera, com esse programa, que as manifestações esportivas são de interesse social, fundamentais para o exercício pleno da cidadania, se constituindo em importante expressão do conceito de responsabilidade social abraçado pela IES em seu PDI –Plano de Desenvolvimento Institucional.


 
LEIA MAIS