Tamanho da letra A+ A-
 

Acadêmicas de Direito do Unifsa publicam artigo em evento que trata das áreas de Direito e Cinema

Alunas do 9º período do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho tiveram artigo científico publicado no IV Simpósio Regional “ Direito e Cinema em Debate” da Universidade Estadual do Paraná. O artigo intitulado “ A vila: Liberdade política e democracia em crise” foi escrito pelas alunas Myrla Beatriz Crisanto de Sá e Ester Moreira Silva , que é bolsista PIBIC/PIVIC 2018/2019 com o tema Judicialização da Saúde.



A produção tem como base o filme “A Vila”, um romance de 2004, escrito e dirigido por M. NihgtShyamalan. O enredo se desencadeia no final do século XIX em um pacato vilarejo em que alguns moradores são confrontados por fortes ideologias, demonstrando uma sociedade que elegeu líderes para representar seus interesses, e concomitantemente renunciou sua liberdade política de tomada de decisões além do seu direito de ir e vir.


A produção do artigo teve a orientação da professora Rosália Mourão, na disciplina de Direito e Literatura. O objetivo do trabalho é demonstrar como o Cinema revela uma nova perspectiva sobre sociedade, democracia, liberdade e alienação. Desta forma, a metodologia adotada foi a pesquisa cinematográfica e bibliográfica, através de análises sobre a temática do direito à liberdade política e democracia tendo em vista referenciais teóricos.


“Acreditamos que tal produção é graças ao empenho que o UNIFSA tem em incentivar seus alunos na produção científica, sendo esse um diferencial da instituição. Para o curso de Direito oferecer disciplinas como Direito e Literatura influencia grandemente para o desenvolvimento argumentativo do estudante,pois,através de uma relação com o cinema, literatura e direito, aproxima o aluno da realidade prática, o que para o estudante de direito é imprescindível”, relatou a acadêmica Ester Moreira.


O Dircin, evento que ocorre anualmente envolvendo as áreas de Direito e Cinema, no estado do Paraná, foi o escolhido pelas alunas para submissão do trabalho. Com a aprovação o conteúdo está disponível neste link para acesso na íntegra.


 
LEIA MAIS