Tamanho da letra A+ A-
 

Espetáculo “Brasil Gueto Brasil” se apresenta no Teatro 4 de Setembro


O Núcleo de Dança, projeto de extensão do Centro Universitário Santo Agostinho, apresentará neste sábado, dia 24 de março, às 20h, no Theatro 4 de Setembro, o espetáculo “Brasil Gueto Brasil”, coordenado pelo professor de Educação Física Kácio Santos e com elenco composto por alunos dos cursos de graduação do UNIFSA. Com cinco anos de atividades, o Núcleo já realizou diversos espetáculos que utilizam a dança como lugar de reflexão sobre questões que tocam a sociedade brasileira.


Cena do espetáculo Brasil Gueto Brasil





O espetáculo visa instigar questionamentos sobre os povos nomeados guetos no contexto urbano brasileiro. “O que é um Gueto? Existe dança de Gueto? Quais são estes corpos nomeados Guetos? É a partir de questões como estas que o espetáculo Brasil Gueto Brasil pensa sobre os povos nomeados guetos dentro de um contexto urbano brasileiro”, explica o professor Kácio, que é também o coreógrafo do espetáculo.


Cena do espetáculo Brasil Gueto Brasil, dirigido por Kacio Santos.




No palco serão apresentadas não apenas as danças, mas as músicas e vozes das populações periféricas. De acordo com o professor Kácio, os corpos são “submetidos à uma condição colonialista que produz danças subalternizadas em um contexto centro da cidade/periferias a partir das relações de poder amparada em Aníbal Quijano, Michel Foucault e Franz Fanon. ‘Brasil Gueto Brasil’ procura dar afirmatividade à pluralidade de corpos brasileiros e suas produções de dança a partir de suas (r) existências”, finaliza o docente. De acordo com o professor, o projeto tem contribuído para a inserção de profissionais no mercado de trabalho e em cursos de pós-graduação, dentre estes podemos destacar, alunos que foram cursar mestrado em dança, empregos em escolas de dança, iniciação como artistas da dança.


 


 
LEIA MAIS