inscreva-se: (86)3215-8700


Carreira e Mercado

Você sabe como obter sucesso na Carreira Profissional?  Faça um plano desde já!

O mercado competitivo, em que centenas de candidatos disputam a mesma vaga que você, exige um posicionamento sério. É verdade que existem cada vez mais profissões e oportunidades, mas é necessário saber, também, como fazer a escolha certa. Não vale escolher um curso de formação profissional apenas por questões circunstanciais, do tipo: “o valor da mensalidade do curso cabe no meu bolso, então é esse curso que vou fazer” ou “esse é um curso que os salários são melhores, então é esse curso que vou fazer”.

O sucesso nasce da conjunção de vários fatores, desde a escolha do curso ao planejamento da carreira.

Assim, antes de mais nada: dedique-se a decidir o que fazer. Veja que profissões são compatíveis com suas habilidades. Para isso, é necessário fazer um teste vocacional. Esse teste é elaborado e analisado por profissionais treinados. Existem testes psicológicos para ajudar nesse processo de escolha. Se a sua escola não tiver esse profissional capacitado, existem tipos de teste de carreira gratuitamente na Internet. Há também consultores de carreira que podem ajudá-lo a decidir sobre qual a melhor carreira de acordo com seu perfil. Vale a pena o esforço de analisar essas possibilidades previamente, antes de investir esforço, anos de sua vida e muito dinheiro se capacitando para uma área que você não tem afinidade.

1. CONHECER-SE.
Então, antes de mais nada,  CONHEÇA A SI MESMO. Responda quais os seus valores,  interesses,  as características pessoais (habilidades, conhecimentos). Qual a profissão que faz seus olhos brilhares? O segundo passo, portanto, é fazer uma LISTA DAS PROFISSÕES que você admira. Depois de você fazer os testes de carreira, você verá que existem muitas profissões compatíveis com seu perfil. São muitas opções para escolher.

2. ANALISE BASTANTE
Então, você deve olhar atentamente a lista, identificar as profissões que lhe parecem mais interessantes. Veja de que maneira você pode atuar, quais as especialidades, e se imagine atuando naquele ramo. Se essa “visão de futuro” não te incomodar, prossiga na investigação.

3. AVALIAR AS PROFISSÕES
O passo seguinte para escolher qual a profissão certa para você consiste em avaliar as profissões de acordo com:Descrição da função

  • Requisitos acadêmicos
  • Requisitos profissionais
  • Oportunidades de carreira
  • Salário + Benefícios

4. ESCOLHA A CARREIRA QUE GOSTA
Escolha uma carreira que gosta: se você for muito bom naquilo que gosta de fazer, poderá vir a ser um ótimo profissional e ganhar muito dinheiro.

5. NÃO ESCOLHER UMA CARREIRA SÓ PELO DINHEIRO
Se você escolher a carreira apenas por dinheiro e não tiver o mínimo de prazer durante o trabalho, não haverá bem-estar, satisfação, enriquecimento emocional. O dinheiro é importante, mas se você tiver que trabalhar odiando, com certeza não será nada agradável suportar o tempo em que passará atuando profissionalmente. Então talvez não valha a pena ganhar tanto dinheiro.

Considere mudar de carreira, mesmo ganhando menos. Baixe os seus custos de vida e siga algo que lhe dê prazer e permita sustentar a sua vida. Por haver uma profissão boa para ganhar dinheiro em determinado momento, não quer dizer que seja a escolha acertada para o seu caso.

E não se esqueça que o DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE: é um jargão popular, mas é verdadeiro. Não considere apenas o salário quando determinar o rumo que quer para a sua carreira profissional. O dinheiro traz a felicidade momentânea, mas ao fim de alguns meses verá que a sua vida profissional é tão infeliz que o facto de continuar a trazer um bom salário para casa não o está a tornar uma pessoa mais feliz.

fonte: http://comotersucessoprofissional.blogspot.com.br

Compartilhe:

Mais Notícias

Centro Universitário Santo Agostinho - Av. Valter Alencar, 665 - São Pedro
Teresina - PI - Cep: 64.019-625 - Fone: (86) 3215.8700 / Fax: (86) 3215.8710 Email: fsa@fsanet.com.br
Copyright 2012 © Todos os Direitos reservados