Tamanho da letra A+ A-
 

Projetos Culturais apoiados em 2007

(Edital da Lei A Tito Filho 2006)

CATEGORIA: IMPRESSOS

PROJETO: MAR DE ROSAS (Livro de Poesias)

A coletânea de poemas de Humberto Alves Pequeno coleciona conhecimentos, vivências e memórias. O livro foi lançado com o intuito de ajudar instituições filantrópicas de Teresina, e aprimorar a técnica da palavra poética.

PROJETO: HUMOR SANGRENTO

A obra Humor Sangrento, de Arnaldo da Costa Albuquerque, foi publicada inicialmente em 1977 e se tornou uma edição histórica não apenas por ser a pioneira do gênero no Piauí, mas também pelas abordagens temáticas e qualidades técnica que apresentava. Nessa obra, é possível observar o pluralismo da concepção artística, especialmente nos trabalhos em que se destacam diferentes técnicas.

Arnaldo Albuquerque representa para o Piauí o que de melhor há na área da cultura Pop Underground que surgiu dentro da Ditadura Militar. Sua arte é o expoente máximo da contracultura no quadrinho Piauiense e um nome de importância dentro do estudo da arte sequencial no Brasil. Devido a isso, em 2007, 30 anos depois de sua publicação, o Humor Sangrento foi redescoberto.

PROJETO: MENSAGEM DO SALMO (SAGA DRAMÁTICA DO CRISTIANISMO) – Literatura

A obra Mensagem do Salmo, de autoria de Júlio Romão da Silva, é o que se pode chamar de peça-depoimento, por ser informal e dinâmica na sua concepção cênica, consistindo, talvez, a sua maior importância nas perspectivas que oferece à moderna dramaturgia brasileira, rompendo os clássicos padrões do teatro sacro.

O projeto inclui a tiragem de uma nova edição destinada à leitura de estudiosos, educadores e o público em geral interessados no assunto. Ele contará com a reserva de cotas para bibliotecas, teatros do país e do exterior. A mensagem a que o texto publicado se destina deverá ser oficializada pelos poderes públicos e sua montagem será feita anualmente por ocasião da Páscoa no teatro João Paulo II, em Teresina. A nova edição foi de  5.000 exemplares.

 CATEGORIA MÚSICA

A obra UM PONTO FORA DA CURVA, de Francisco Laerte Juvêncio Magalhães é um livro Poemas acompanhado de um Cd com poesias musicadas. O trabalho reúne diversas parcerias com artistas locais, como Gilvan Santos, Chagas Vale, Pingo de Fortaleza e Machado Jr. Também participam como intérpretes os cantores Vavá Ribeiro, Chagas Vale, Gilvan Santos e Pingo de Fortaleza, além das cantoras Fernanda Libório, Vanda Queiroz e Rosinha Amorim. Portanto esse projeto visa juntar o produto de artistas de áreas diferenciadas em um mesmo trabalho: poesia, música e artes visuais gráficas.

PROJETO: NA LEVADA DO BOI

O CD “Na levada do Boi”, de José Rodrigues, tem como objetivo resgatar a cultura do bumba-meu-boi no estado do Piauí. Zé Rodrigues desde o inicio da sua carreira musical vem trabalhando incansavelmente em prol de uma música verdadeiramente piauiense. O CD foi uma forma de divulgar a musica popular piauiense, além de valorizar o folclore por meio das toadas de boi e incentivar a juventude a interagir com a cultura popular.

ESPETÁCULOS:

PROJETO: VIA SACRA ESPECIAL (Peça Teatral)

Proposta pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Peça Teatral Via Sacra Especial visa contribuir para o desenvolvimento das potencialidades do seu alunado junto à comunidade e outras instituições que desejem participar deste evento com vistas à inclusão social, garantindo a prática de lazer, de arte, de cultura às pessoas com Deficiência.

O trabalho teve como objetivo principal promover na pessoa com deficiência ações que contribuam e possibilitem a sua integração com a comunidade em geral estimulando suas habilidades e sua participação em eventos culturais, em especial as práticas teatrais, enfatizando os conceitos e conhecimentos religiosos. Além de tentar divulgar, por meio do projeto, o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Artes da APAE de Teresina, junto a outras instituições, bem como a nível municipal.

FUNDAÇÃO QUIXOTE – Reconstituição do Reisado de Manuel Antônio (peça Teatral e gravação de DVD)

O projeto de Reconstituição do Reisado de Manuel Antônio, proposto pela Fundação Quixote, reúne uma classe de intelectuais e artistas piauienses composta por Erisvaldo Borges, Aurélio Melo, Wilkes Marques, Gilson Fernandes, Beto Bruno, Antonio Amaral, Vânia Sales, Vagner Ribeiro, Luiza Miranda, Vanda Quieroz,   Rosinha Amorim, Luciano Libório, Graça Vilhena, Raimundo Nonato Monteiro, Cineas Santos, Walberto Eulálio Soares e Odorico Soares com a missão de tornar possível ao público atual o “reisado de Manoel Antonio”. O trabalho resgata a simplicidade e a sabedoria do homem sertanejo que insiste em vencer apesar da diversidade natural imposta. O trabalho também auxilia na promoção e resgate da História oral nordestina, através dos cantos de reisado que foram gravados.

PROJETO: A INCRÍVEL PEDRA FINA (espetáculo infantil)

O espetáculo infantil “A Incrível Pedra Fina”, proposto por Francisco Ací Gomes Campelo, resgata os valores que evidenciam a amizade, o amor ao próximo, o resgate cultural, os laços familiares, a música e a poesia, de forma simples e comunicativa. A montagem pretende ainda agregar em torno de si grandes valores do teatro piauiense como forma de dimensionar o bom teatro infantil e, assim, formar platéia, não só resgatando valores infantis, mas criando o bom hábito de ir ao teatro.

A peça almejava dinamizar e desenvolver o teatro infantil piauiense; resgatar valores éticos e sociais da criança e do adolescente, através da montagem de espetáculo teatral; fazer temporada em Teresina, no interior do estado e em outros estados, como forma de difundir o teatro piauiense; possibilitar trabalho e renda para artistas e técnicos das artes cênicas piauienses; formar platéia, através da apresentação de espetáculo que valorize a criatividade e a imaginação da criança; fazer apresentação em escolas e espaços alternativos, como forma de fortalecer o teatro infantil piauiense.

 
LEIA MAIS