inscreva-se: (86)3215-8700


Ruy Ascenso, egresso de Farmácia, recebe prêmio do Conselho Regional de Farmácia de SC

Ruy Ascenso concluiu a graduação em Farmácia pela Faculdade Santo Agostinho em 2014. Atualmente, é aluno do Mestrado em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto esteve na FSA, Ruy foi membro efetivo da FSA JUNIOR (Empresa Júnior da Faculdade Santo Agostinho) que desenvolve projetos de extensão aliados à pesquisa e serviços de consultoria empresarial às empresas de Teresina.

Segundo Ruy, o interesse pela área de Farmácia surgiu devido às diversas possibilidades de inserção no mercado que o profissional farmacêutico pode ter: “[o profissional] pode atuar nas seguintes áreas: hospitalar, tecnologia de alimentos, análises clínicas, toxicologia, farmácias comunitárias, farmácias de manipulação, dentre várias outras áreas. O principal é que este profissional está diretamente ligado à promoção da saúde pública e coletiva, já que é ampla a utilização de medicamentos entre a população mundial e o farmacêutico está capacitado a prestar informações sobre o uso racional de medicamentos”.

Além das atividades no estágio e na FSA JUNIOR, Ruy também se dedicou à pesquisa. “Realizei uma pesquisa sobre o Câncer de Colo Uterino, que foi desenvolvida no Bairro Tabuleta, em Teresina. A pesquisa buscou conhecer a percepção de mulheres atendidas numa micro área atendida por uma Equipe da Estratégia Saúde da Família, do Posto de Saúde do Bairro São Pedro, sobre a realização do Exame Papanicolaou”, explicou.

Após a conclusão do curso, Ruy trabalhou como Farmacêutico Diretor Técnico do Hospital Vitória de Timon e, em seguida, assumiu o cargo de Farmacêutico Assistente no Hospital Santa Maria, em Teresina. No início de 2015, o profissional decidiu dedicar-se integralmente à pesquisa quando ingressou no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, nível mestrado (conceito 7 da CAPES), na Universidade Federal de Santa Catarina: “Atualmente venho pesquisando na área cardiovascular utilizando compostos naturais, assim avalio um composto natural como possível meio de prevenção aos danos cardiovasculares decorrentes do diabetes”, esclarece Ruy.

Os resultados da dedicação de Ruy à pesquisa já começam a aparecer. No final de 2015, ele recebeu o prêmio “Fazendo a diferença – o conhecimento farmacêutico que melhora a realidade”, concedido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina em função do dia do Farmacêutico, 25 de setembro: “O prêmio veio por causa de trabalho onde apresentei um relato de uma das minhas atividades desenvolvidas no Piauí enquanto farmacêutico do Hospital Santa Maria”, disse. O trabalho apresentado teve como título “Relato de caso: medicamento “novo”, agora com duas cápsulas!? Papel do farmacêutico na eficácia terapêutica” e está disponível para consulta.

Compartilhe:

Mais Egressos

Centro Universitário Santo Agostinho - Av. Valter Alencar, 665 - São Pedro
Teresina - PI - Cep: 64.019-625 - Fone: (86) 3215.8700 / Fax: (86) 3215.8710 Email: fsa@fsanet.com.br
Copyright 2012 © Todos os Direitos reservados