inscreva-se: (86)3215-8700


FSA dá início a campanha “Dê Espaço à Cidadania”

A Faculdade Santo Agostinho – FSA deu início, nesta terça-feira, 4 de agosto, à campanha “Dê espaço à cidadania”, que visa assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais, mobilizando a solidariedade da comunidade acadêmica.

Nesta terça-feira, no início da campanha, alunos monitores do projeto começaram a fiscalização de motoristas e motociclistas que estacionam em lugares que atrapalham o acesso de de pessoas que usam cadeira de rodas ou que tenham a mobilidade reduzida à instituição. “A campanha visa garantir a acessibilidade como um direito da pessoa. Seguimos o Decreto nº 5.296 de 2004, que instrui sobre a utilização dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos das edificações pelas pessoas com deficiência. Estamos orientando nossos alunos, por meio de todos os meios de comunicação e informação sobre a necessidade de garantir os direitos – dentro e fora da faculdade – de todas as pessoas, mas, especialmente, aquelas que têm necessidades especiais”, explica a professora Marta Freitas, que coordena a ação. A Faculdade possui, hoje, cerca de 20 alunos estudando que possuem algum tipo de deficiência que precisa ter acompanhamento especializado, entre surdos, cegos, mudos e usuários de cadeira de rodas ou que apresentam mobilidade reduzida.

Na quarta-feira, 5 de agosto, a partir das 7h, será realizado uma grande ação onde serão expostas cadeiras de rodas na área em frente a instituição. “Essa ação servirá para chamar a atenção sobre os direitos das pessoas que possuem mais dificuldades do que outras. Isso é solidariedade. Mas, precisamos discutir essas ações na dimensão adequada, que é a cidadania, pois, em suma, o que fazemos é garantir os direitos de todos, indistintamente, mas sobretudo daqueles que mais precisam”, explica a professora.

A campanha se estenderá até setembro, quando se comemora, em 21/9, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Estão sendo distribuídos material gráfico explicativo e os motoristas estão recebendo “multas” educativas, dentre várias outras ações, como apresentações culturais , exibição de vídeos e palestras educativas, contemplando os três turnos em que funciona a faculdade.

A campanha vem marcar um esforço que a instituição vem fazendo, desde sua instalação no bairro São Pedro, na adequação de seus prédios às pessoas com necessidades especiais, tais como: instalação de piso tátil, vagas sinalizadas para deficientes no estacionamento, elevador exclusivo para pessoas com necessidades especiais, rampas de acesso em todas as áreas comuns, sinalização em braile de salas e demais dependências, banheiros adaptados, sala de atendimento especializado com todos os equipamentos necessários ao usufruto de alunos com baixa visão e cegos, além de sistemáticas capacitações de funcionários e professores para atendimento especializado, inclusive, por meio da Linguagem Brasileira de Sinais, Libras.

Compartilhe:

Mais Notícias

Centro Universitário Santo Agostinho - Av. Valter Alencar, 665 - São Pedro
Teresina - PI - Cep: 64.019-625 - Fone: (86) 3215.8700 / Fax: (86) 3215.8710 Email: fsa@fsanet.com.br
Copyright 2012 © Todos os Direitos reservados