inscreva-se: 0800 941 4444
Você está em: Faculdade Santo Agostinho > Graduação > > Nutrição

Nutrição

 

PERFIL DO CURSO

Autorização: Portaria n° 451/2006, publicada no D.O.U. de 09/08/2006
Reconhecimento: Portaria nº 03 de 10/01/2013, publicada no DOU em 14/01/2013
Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 820, de 22/11/2018, publicada no Dou em 26/11/2018

O Nutricionista é um Profissional com competência e habilidades para aplicar princípios biológicos e técnicos da nutrição, da dietética e de outras ciências relacionadas, com perfil diferenciado e atuação plural, com a finalidade de intervir na problemática alimentar e nutricional, visando à saúde do indivíduo e da coletividade.

 

Objetivos do Curso:

-Contribuir para a formação do nutricionista, para que este atue onde o alimento e o homem estiverem presentes, administrando, gerenciando, inovando e tomando decisões que proporcionem melhorias na qualidade de vida da humanidade.

 

-Proporcionar subsídios para que o nutricionista atue e comunique-se junto a equipes multiprofissionais em políticas e programas de educação, segurança e vigilância alimentar, nutricional e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

 

-Desenvolver a criatividade e o senso da pesquisa científica, a fim de que o profissional possa contribuir para o desenvolvimento da ciência da nutrição, com atuação baseada em princípios éticos e humanísticos.

 

-Promover o desenvolvimento da Nutrição no Estado do Piauí, através do estímulo à adoção de práticas saudáveis de alimentação e nutrição de forma ética e reflexiva, consolidando a Nutrição como profissão e ciência.

 

-Possibilitar a apropriação de conhecimentos contínuos que permitam a produção de alternativas e inovações para novas formas de atuação do nutricionista no âmbito educacional, coletivo, hospitalar e clínico.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O perfil profissional que o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA propõe aos egressos de Nutrição é uma formação generalista, ética, humanista e crítica, pautada nos princípios do Serviço Único de Saúde – SUS, considerando a centralidade da saúde na vida dos cidadãos; compreendendo o homem na sua integralidade biopsicossocial, a natureza e os processos dos alimentos e a relação homem/alimento; atuar de acordo com os princípios da segurança alimentar e da atenção dietética, considerando os programas governamentais e as situações em que a alimentação e a nutrição sejam essenciais à prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos e de grupos populacionais; intervir solidária e eticamente, assumindo atitudes de negação da discriminação, em todas as suas formas, observando com rigor científico as peculiaridades dos diferentes contextos sociais, econômicos, políticos, culturais e regionais; contribuir para a preservação ambiental, com a devida habilidade relacional para o trabalho em equipe multiprofissional, capacidade de liderança e tomada de decisões, tendo em vista o bem estar do serviço e da comunidade. Espera-se que o futuro nutricionista apresente boa comunicação, educação continuada, capacidade de gerenciamento e administração, competências e habilidades gerais como profissional da saúde e, específicas da profissão.

 

LINKS IMPORTANTES:

 

CFN – Conselho Federal de Nutrição
CRN 6 – Conselho Regional de Nutrição
ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição
CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o nutricionista está cada vez mais amplo. Dentre as possíveis áreas de atuação, destacam-se:

I. Nutrição em Alimentação Coletiva (UAN, PNAE, PAT, Serviço Comercial de Alimentação;...

LER MAIS

Tipo de Formação

Duração

8 semestres

Carga Horária Total

3.255 horas

Horário do curso

Tarde: 13h às 18h20

Investimento

Nutrição: R$ 730,92, e com desconto de 5%:R$ 694,37


DESCONTO de 5% da 2ª a 6ª parcela do semestre para pagamentos até o vencimento. Na 1ª parcela do semestre, o pagamento é integral.

Obs: O UNIFSA se reserva no direito de não oferecer o curso, caso o número de matrículas seja inferior a 40 alunos.

VÍDEO